16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

“Esta Casa não pode ignorar os apelos das ruas”, afirma deputado sobre processo de impeachment do governador Wilson Lima

Jander Robson/Portal do Holanda

Em Sessão Ordinária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quinta-feira, 18, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) voltou a cobrar um posicionamento da Casa Legislativa sobre a admissibilidade do processo de impeachment do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou que o pedido de afastamento do chefe do Executivo estadual já deveria estar sendo discutido pelo Plenário.

Para Wilker, o Parlamento estadual não pode virar as costas para as manifestações da sociedade amazonense, que pede a saída de Wilson Lima do comando do Estado.

“Senhores, com todo respeito, esta Casa já era para estar discutindo a questão do impeachment do governador. População está aí fora, olhem as redes sociais, o povo clama que esta Casa tome um posicionamento, esta Casa precisa escutar os gritos das ruas, o apelo do comércio, dos profissionais liberais e das mães que estão com seus filhos sem atendimento nos hospitais”, disse o deputado, frisando a importância de outros temas debatidos pelo Parlamento, mas ponderou que a maior necessidade no momento é a análise do processo de impeachment do governador.

Barreto aproveitou para relembrar sobre o resultado dos pedidos de impeachment analisados no Parlamento, mas que foram derrubados pelos deputados da Casa. O primeiro, ingressado em 2019 pelo parlamentar juntamente com deputado Dermilson Chagas (Podemos), teve rejeição pela Mesa Diretora da Aleam, enquanto que o segundo foi arquivado após votação no Plenário, no ano passado.

“Esta Casa teve a oportunidade de salvar vidas em dois momentos, 2019 e 2020, mas não teve coragem de cassar o governador. Nós precisamos que aconteça mais o que no Amazonas, que caia uma bomba atômica para que a gente acorde e perceba que o governo é o responsável por esse caos que acontece no nosso Estado? ”, questionou o parlamentar.

Leia mais

Em Coari, homem é preso por abusar da filha de 11 anos e transmitir IST

Matheus Valadares

Diocese de Humaitá e Defensoria Pública criticam explosões de balsas de garimpo no Rio Madeira

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga criticam ação da PF contra garimpo ilegal em Humaitá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!