25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
DestaquesMundo

Estado de Montana, nos EUA, proíbe funcionamento do TikTok

O governador de Montana, Greg Gianforte, assinou nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que proíbe o funcionamento do TikTok no estado a partir de 1º de janeiro de 2024. A legislatura de Montana aprovou o projeto de lei em abril, mas contestações judiciais por parte do TikTok podem postergar o início da proibição.

O TikTok, porém, ainda não confirmou se irá recorrer judicialmente, embora tenha tecido severas críticas à medida.

– Gianforte assinou um projeto de lei que infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana ao banir ilegalmente o TikTok – afirmou uma porta-voz.

A lei impede o TikTok de operar dentro do estado e também proíbe as lojas de aplicativos, como Google e Apple, de disponibilizar o app para download em Montana, com possibilidade de multas de US$ 10.000 ao dia por violar a lei.

O texto não prevê punições para os usuários individuais do TikTok, e nem especifica o que vai acontecer com as pessoas que já têm o aplicativo instalado em seus celulares.

De acordo com o governo, a proibição visa proteger os dados individuais dos usuários e garantir a segurança nacional, evitando que as informações dos moradores de Montana sejam usadas para espionagem e outros fins. A mesma proibição vem sendo considerada em Washington.

A medida levantou críticas da American Civil Liberties Union (ACLU), de autoridades chinesas e de parte da sociedade civil americana.

De acordo com pesquisa do Wall Street Journal, 46% dos eleitores norte-americanos apoiam a proibição, enquanto 35% se opõem. A proibição tem maior apoio dentre os republicanos.

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais