25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
Destaques

Festival Lona Aberta 2025 prorroga inscrições até 19 de julho

Evento realizado pelo grupo Barravento acontece em Manaus, entre os dias 25 e 28 de setembro

FOTO: Divulgação

As inscrições para o Festival Lona Aberta 2025 estão disponíveis até o dia 19 de julho. O evento, realizado pelo grupo Barravento, chega à terceira edição e, portanto, consolida o Amazonas na rota nacional e internacional de festivais de circo. Além disso, promove o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e da América do Sul. O formulário de inscrição é gratuito e pode ser acessado no site barravencultural.com/lonaaberta.

A edição deste ano acontece entre os dias 25 e 28 de setembro e conta com uma programação diversificada, composta por números e espetáculos circenses, oficinas formativas e rodas de conversa. Essas atividades têm como foco a valorização das culturas tradicionais brasileiras e o diálogo entre gerações. Dessa forma, a temática central destaca tanto mestres tradicionais quanto jovens artistas emergentes, reforçando o papel do circo como expressão viva da diversidade cultural brasileira.

Enquanto isso, Jean Palladino, que divide a direção do Barravento com Francine Marie, adianta que, neste mês, o grupo vai participar da 23ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo (CBMC), em Brasília. Na ocasião, também irá selecionar artistas circenses para o Lona Aberta.

“A proposta busca promover a circulação internacional de artistas e atrair o olhar do turismo estrangeiro para a riqueza cultural e ambiental do Amazonas”, afirma Jean Palladino. “Faremos uma seleção in loco também de artistas que estarão lá”, complementa.

Inscrições

Artistas, trupes e coletivos de todo o País podem enviar propostas de números circenses com duração de 5 a 20 minutos, bem como oficinas relacionadas ao universo do circo e da cultura popular. Ao todo, 20 selecionados vão receber cachê, hospedagem, alimentação e apoio logístico local durante o festival.

Segundo Jean Palladino, “o festival conta com histórico de procura expressiva desde sua criação, em 2021. Inclusive, artistas estrangeiros já participaram do processo seletivo. Em 2023, mesmo com poucos recursos, recebemos 161 inscrições de todo o Brasil e da América Latina”.

O projeto, além disso, preserva tradições culturais. Um exemplo é a distribuição de doces no dia 27 de setembro, em referência aos Ibejis ou a São Cosme e Damião, incorporando assim elementos afro-indígenas à sua identidade.

Barravento

Com três anos de atuação em Manaus, a Barravento é uma companhia especializada em palhaçaria, liderada por Jean Palladino e Francine Marie. Nesse período, participou de festivais e mostras de teatro e circo no Brasil, como o Festival Palco Giratório em Porto Velho (RO), o 3º Festival Nacional de Teatro de Passos e a Mostra Sesc Cariri de Culturas, além do 15º Feverestival.

O grupo também foi contemplado em editais municipais de intercâmbio e circulação. Em 2021, Jean Palladino e Francine Marie abriram o Centro Cultural Barravento, que desde então abraça a comunidade artística e investe em uma infraestrutura voltada para atividades circenses, de formação e intercâmbio. Além disso, mantém uma programação regular com shows, espetáculos e festivais, promovendo, por isso, um impacto significativo na cena cultural da cidade.

Leia mais

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista em protesto contra Trump

Matheus Valadares

Motociclista tem corpo partido ao meio durante ‘rolezinho’ em São Luís

Matheus Valadares

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!