24.3 C
Manaus
15 de junho de 2025
DestaquesEntretenimento

Fim de semana tem nova versão de ‘Ensaio de Despedida’ no Teatro Gebes Medeiros

Ateliê 23 apresenta nova versão da peça com interatividade, improviso e humor sobre os desafios das relações modernas

FOTO/DIVULGAÇÃO

O Ateliê 23 traz de volta aos palcos o espetáculo “Ensaio de Despedida”, que reestreia nesta sexta (06) e sábado (07 de junho), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro de Manaus. Com ingressos a R$ 25 (meia-entrada), disponíveis no perfil da companhia no Instagram (@atelie23), a peça tem classificação indicativa de 16 anos.

A princípio, nesta nova montagem, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal que revive diversas fases de um relacionamento prestes a terminar. A dramaturgia foi atualizada com histórias reais enviadas pelo público, resultado de uma ação interativa promovida nas redes sociais em março.

Texto vivo e humor como reflexão

Segundo Taciano Soares, diretor da companhia, o conteúdo enviado pelos seguidores revelou questões profundas das relações atuais:

“Muitas histórias que recebemos mostram o adoecimento das relações. Nós lançamos uma luz de humor sobre essas situações difíceis, oferecendo uma nova perspectiva para o público refletir.”

Além disso, a nova versão ganha um tom mais leve e interativo, aproximando-se de um jogo de improvisação. Elementos musicais também entram em cena para enriquecer a experiência.

“Não é uma comédia, mas usamos o riso como ferramenta crítica e sensível. A plateia se vê representada porque trazemos à tona dores e dilemas compartilhados”, acrescenta Taciano.

Sete anos de história e várias versões

Desde sua estreia em 2017, “Ensaio de Despedida” passou por diversas formações. Nomes como Thaís Vasconcelos, Jorge Florêncio, Julia Kahane e Dimas Mendonça já participaram da obra. Taciano Soares é o único ator presente em todas as versões.

O cenário, uma sala com móveis, caixas e ar de mudança, sugere uma eterna dúvida: chegada ou partida? A trilha sonora é autoral e instrumental, tocada ao vivo em teclado.

Apesar do anúncio da última temporada acontecer em julho de 2024, o espetáculo retorna com nova energia:

“É como um eterno despedir-se e recomeçar. O público segue conectado à peça, e isso nos motivou a voltar com novas provocações, mas dentro do mesmo tema”, explica o diretor.

Adaptação audiovisual

Em 2023, a obra foi transformada em curta-metragem e exibida no Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Com direção de Eric Lima, o filme discutiu relações líquidas e relacionamentos abusivos, apresentando múltiplas narrativas sobre afetos e sexualidades, com os atores Dinne Leão, Dimas Mendonça, Júlia Kahane e Taciano Soares.

 

 

Leia mais

Homem é executado a tiros em frente a lanchonete no bairro Cachoeirinha

Matheus Valadares

Homem morre e outro desaparece após naufrago de embarcação no interior do Amazonas

Matheus Valadares

Irã inicia ataque contra Israel após segundo dia de explosões

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!