O Flamengo inicia nesta quarta-feira (10) sua caminhada na Copa Intercontinental enfrentando o Cruz Azul, do México. Pouco conhecido do grande público brasileiro, o clube é um dos gigantes do futebol mexicano, fundado em 1927 e dono de uma coleção expressiva de títulos: nove Campeonatos Mexicanos, quatro Copas do México e sete conquistas da Champions da Concacaf — sendo o maior vencedor ao lado do América.
O time mexicano também tem tradição em competições internacionais. Em 2001, chegou à final da Copa Libertadores, sendo superado pelo Boca Juniors nos pênaltis. Entre seus grandes ídolos está o goleiro argentino Miguel Marín, peça central na era dourada do clube nos anos 1970.
Apesar da história vitoriosa, o Cruz Azul vive fase turbulenta. Sob comando de Nicolás Larcamón, foi eliminado pelo Tigres nas semifinais do Campeonato Mexicano e sofreu uma goleada de 7 a 0 para o Seattle Sounders na Leagues Cup, um dos maiores vexames recentes do clube.
Flamengo e Cruz Azul se enfrentarão pela quarta vez. Os mexicanos jamais perderam para o rubro-negro, com vitórias em 1985 e 1987 e um triunfo nos pênaltis no Torneio Juarez. Agora, quase 40 anos depois, as equipes voltam a se encontrar às 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali, em Doha.
