16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Fux diz que foi ele quem pediu que Daniel Silveira fosse preso

Ao falar sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que foi dele a decisão de prender o parlamentar. Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, Fux afirmou que recebeu o vídeo na terça-feira (16) e então fez o pedido para que o ministro Alexandre de Moraes decidisse a questão.

– Liguei para o Alexandre e disse que [ele] estava respondendo pelo feriado e [que] meu intento era efetivamente decretar a prisão, mas que isso poderia soar [como] um ato isolado meu. Aí eu disse: “Alexandre, estou no exercício, vou decretar a prisão dele, mas acho que é mais compatível com a sua prevenção de competência porque você cuida de processos de atos antidemocráticos, etc”. E ele falou: “Não, tudo bem, deixa comigo” – narrou Fux.

O presidente da Suprema Corte disse ainda que pediu a Alexandre que o avisasse quando a decisão estivesse concluída e afirmou que ele tem “um excelente relacionamento” com o responsável pelo inquérito que apura os supostos “atos antidemocráticos” contra o STF.

– Falei para me avisar quando terminar, porque achava que isso teria que ser feito no dia. Eu e Alexandre temos um excelente relacionamento. Ele concordou, concluiu e me ligou já de noite. Então, foi assim que funcionou. E aí convoquei o plenário – completou Fux.

Leia mais

Em Coari, homem é preso por abusar da filha de 11 anos e transmitir IST

Matheus Valadares

Diocese de Humaitá e Defensoria Pública criticam explosões de balsas de garimpo no Rio Madeira

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga criticam ação da PF contra garimpo ilegal em Humaitá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!