26.3 C
Manaus
24 de abril de 2025
DestaquesMundo

Homem lava rosto com água contaminada e morre por ameba ‘comedora de cérebro’

Foto: Reprodução

A ameba Naegleria fowleri, conhecida como “comedora de cérebros” fez mais uma vítima. Um homem, que não teve o nome divulgado, contraiu a ameba após usar água da torneira para enxaguar o rosto e lavar o nariz. O caso aconteceu no sul da Flórida, Estados Unidos.

De acordo com informações do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ao canal FOX4, o caso é inédito em três aspectos: por ser o primeiro caso na Flórida em que uma pessoa foi infectada através da água da torneira, o primeiro caso relatado nos meses de inverno nos EUA e o primeiro caso relatado de infecção por Naegleria fowleri neste ano.

O homem morreu em 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde do condado emitir um alerta à população sobre a infecção.

A Naegleria fowleri é um tipo de ameba microscópica que destrói os tecidos do cérebro, levando à morte em poucos dias. Mesmo sendo rara, ela pode ser encontrada em fontes de água doce e quente, como rios, lagos e lagoas. O microorganismo costuma entrar no corpo através do nariz.

O CDC garante que a infecção só pode acontecer quando a água contaminada com a ameba entra pelo nariz, não sendo possível a contaminação ao ingerir a água.

A ameba mortal provoca uma doença chamada meningoencefalite amebiana primária (PAM). Entre os sintomas relatados estão febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e fortes dores de cabeça.

Fonte: Pleno.News

Leia mais

VÍDEO: Onça-pintada é capturada após ataque fatal em Aquidauana (MS)

Matheus Valadares

Omar Aziz deve oficializar pré-candidatura ao governo do Amazonas nesta sexta-feira, 25

Matheus Valadares

Cerca de 50 mil pessoas já prestaram homenagem ao papa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!