O Hospital 28 de Agosto é alvo de mais uma denúncia por conta do “calor infernal” em menos de uma semana. Após o enfermeiro Mauro Bastos denunciar as péssimas condições da unidade, foi a vez de uma enfermeira expor a situação em que estão sujeitos os pacientes.
Na imagem, a funcionária denuncia o estado dos ares-condicionados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo informações, o aparelho está quebrado, o que portanto piora a condição de saúde dos pacientes: “Se alguém puder nos ajudar, acionar não sei quem, mas foi a semana todinha sem ar-condicionado”, diz a enfermeira.
Esta é a segunda vez seguida que o Hospital 28 de Agosto entra em mais uma polêmica. Na última terça-feira (23), o Portal Amazonas Digital divulgou um vídeo onde um idoso de 92 anos aparece internado numa sala que deveria funcionar como saída de emergência. A gestão do hospital decidiu improvisar o local para acomodar mais pacientes.
A denúncia, inclusive, resultou em retaliação ao enfermeiro denunciante, ocasionando em sua transferência de unidade. Mauro Bastos, que trabalhava há quase 20 anos do Hospital 28 de Agosto, era lotado no setor de politraumas.
“Há dois dias havia um paciente, com feridas enormes e sob um calor infernal, e postei no grupo de enfermagem. Ela [a diretora do hospital] não gostou e disse que me devolveria a SES (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) […] Esta direção que está no Hospital 28 de Agosto não gosta que a gente mostre a falta de medicação, falta de estrutura, funcionários sobrecarregados”, reclamou.