25.3 C
Manaus
20 de maio de 2024
BrasilDestaques

IBGE: Brasil tem mais templos religiosos que escolas e hospitais

Foto: Pexels

O Brasil tem mais templos ou outros tipos de estabelecimentos religiosos do que a soma de instituições de ensino e unidades de saúde. É o que mostra levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (2), com base em dados do Censo 2022.

De acordo com a análise dos números, o país possuía 579,8 mil estabelecimentos religiosos em 2022, enquanto havia 264,4 mil de ensino e 247,5 mil de saúde. No Amazonas e em Rondônia, a proporção de estabelecimentos religiosos é o dobro da soma dos de ensino e saúde.

TOTAL DE ESTABELECIMENTOS:
– Saúde: 247.510;
– Ensino: 264.445;
– Religiosos: 579.798.

O levantamento foi feito a partir das coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022, e que agora integram o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) do IBGE.

No Censo, são considerados estabelecimentos religiosos igrejas, templos, sinagogas, terreiros e outros locais de culto de todas as religiões.

Segundo o instituto, o Brasil possuía 90,6 milhões de domicílios particulares e 104,5 mil de domicílios coletivos. Havia ainda 4,05 milhões de estabelecimentos agropecuários e 11,7 milhões com outras finalidades – como lojas, por exemplo. Em alguns casos, o mesmo endereço apresentava duas finalidades, podendo abrigar uma moradia e um estabelecimento comercial.

O Censo 2022 foi divulgado em junho do ano passado, e apontou que o país ultrapassou a marca de 203 milhões de habitantes. Apesar disso, o levantamento registrou o menor ritmo de crescimento de todo o período de análise, que data do fim do século 19.

Comparado à pesquisa anterior, de 2010, o Brasil teve taxa média de crescimento anual da população de 0,52%.

Leia mais

Prefeitura promove série de cursos de cuidadores informais de idoso

Marcilon Souza

Brasil assegura mais quatro ouros no Mundial de Atletismo Paralímpico

Marcilon Souza

Bruna Biancardi acompanha Neymar em evento e web aponta possível reconciliação; veja vídeo

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais