A casa de um homem que abrigava cães abandonados em Serra (ES), cidade na região metropolitana de Vitória, pegou fogo na manhã deste domingo (16).
O proprietário teve ferimentos e queimaduras por tentar entrar na residência para salvar os animais, e foi encaminhado para atendimento em hospital particular.
O Corpo de Bombeiros, que foi acionado e atendeu a ocorrência, informou que conseguiu encontrar 12 cães mortos no local. Dois foram salvos pelas equipes.
De acordo com a Prefeitura de Serra, o homem fazia parte de um programa do município de acolhimento de animais de rua para doação, chamado de Arca (Animais Resgatados Cuidados e Acolhidos), e abrigava mais de 40 cachorros em sua casa.
“A guarnição iniciou o combate às chamas, que durou toda a manhã e foi finalizado apenas na parte da tarde, por conta da grande quantidade de materiais em chamas no terreno”, informou o Corpo de Bombeiros, em nota.
A casa tinha grande quantidade de entulhos e outros materiais inflamáveis, como materiais recicláveis e lixos, que colaboraram para o avanço rápido das chamas.
“Foram precisos 70 mil litros de água para apagar o fogo e realizar todo o rescaldo. Quando os Bombeiros chegaram ao local, encontraram um cão vivo, que foi resgatado, além de cinco mortos. Quando realizavam o rescaldo, os militares encontraram, embaixo de uma pilha de madeira, mais sete cachorros sem vida, além de um vivo, que também foi salvo”, acrescenta o Corpo de Bombeiros.
Tanto a prefeitura quanto a Perícia de Incêndio, que foi acionada irão fiscalizar o local e apurar o que aconteceu. O prazo para o laudo é de cerca de 40 dias.
A residência fica no bairro de Jardim Tropical e a área está agora interditada, já que, de acordo com os Bombeiros, o incêndio pode ter afetado a estrutura física dos imóveis vizinhos.