26.3 C
Manaus
16 de junho de 2025
AmazonasDestaques

Ipaam reforça obrigatoriedade de licenciamento para clínicas veterinárias no Amazonas

Fiscalização, autuação e interdição podem ocorrer em clínicas sem licenças ambientais, que são essenciais para a proteção do meio ambiente e da saúde pública

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) está reforçando a obrigatoriedade do licenciamento ambiental para clínicas veterinárias na região. Dessa forma, clínicas que não possuírem as devidas licenças podem ser alvo de fiscalização, autuação e até interdição. O órgão destaca que é imprescindível obter as Licenças de Instalação (LI) e de Operação (LO) para atuar de forma legal.

De acordo com Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam, a regularização dessas clínicas é crucial para a proteção da saúde pública e do meio ambiente. Ele explica que clínicas não licenciadas frequentemente descartam resíduos tóxicos de forma inadequada, contaminando o solo e a água, além de colocar em risco a vida de humanos e animais. A veterinária Márcia Araújo, do Ipaam, reforça que materiais utilizados em cirurgias e outros procedimentos são “totalmente tóxicos” e, por isso, devem ser coletados por empresas especializadas.

O órgão orienta que as clínicas adotem um sistema de gestão de resíduos de serviços de saúde e sigam todas as normas ambientais vigentes. Informações detalhadas sobre o processo de licenciamento estão disponíveis no site do Ipaam, na seção “Serviços”.

Para obter as licenças, é necessário apresentar documentação específica e atender a requisitos técnicos, incluindo a designação de um Responsável Técnico (RT) e a obtenção do Alvará de Funcionamento junto à prefeitura local.

Para denúncias ou irregularidades, o Ipaam disponibiliza o WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa): (92) 98557-9454.

 

Leia mais

Israel ataca sede da TV estatal iraniana em Teerã durante transmissão ao vivo

Matheus Valadares

Ellen Fernandes comemora 20 anos de carreira com o show “Coração Sonoro” em Manaus

Matheus Valadares

Caminhão carregado com recicláveis tomba na Avenida Puraquequara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!