O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta quinta-feira (20) que recebeu “com honra” sua indicação para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o nome do jurista para substituir o ministro Luís Roberto Barroso. Ele antecipou sua aposentadoria e deixou a Corte no mês passado.
Em nota divulgada nas redes sociais, Messias agradeceu as manifestações de apoio. Ele também disse que buscará demonstrar aos senadores que cumpre todos os requisitos constitucionais para assumir o posto. Ele também reafirmou seu compromisso com a Constituição, o Estado Democrático de Direito e as responsabilidades da magistratura.
Para assumir o cargo, Messias ainda precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ter sua indicação aprovada pelo colegiado e pelo plenário do Senado. A data da análise ainda não foi definida.
Atual chefe da AGU desde janeiro de 2023, Messias é natural do Recife, procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). No governo Dilma Rousseff, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência, órgão responsável por assessorar diretamente o chefe do Executivo.
