25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
AmazonasDestaques

Lei no Amazonas garante direitos aos consumidores em estabelecimentos culturais e de entretenimento

Foto: Divulgação/Manauscult

Em 2019, foi sancionada no Amazonas a Lei 4.782, que estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos permitirem a entrada de consumidores com água e alimentos adquiridos em outros locais.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou recentemente uma portaria nacional para autorizar a entrada de garrafas de água pessoais em shows, como medida de segurança após a trágica morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante um show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

A legislação amazonense abrange cinemas, teatros, museus, parques, circos, casas de show, estádios, ginásios e locais de eventos públicos ou privados. Além de permitir a entrada de alimentos e água, a lei estabelece restrições, como a proibição de produtos destinados à revenda, embalagens que representem riscos à saúde, inflamáveis, explosivos e bebidas alcoólicas.

A lei ainda concede aos estabelecimentos patrocinados por uma marca específica o direito de restringir o acesso a alimentos de concorrentes diretos.

O descumprimento da lei pode resultar em multas de R$ 1 mil a R$ 5 mil, sendo passível de aplicação em dobro em caso de reincidência.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>