32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

Lei obriga que mulheres vejam imagens do feto antes de abortar

Foto: Pixabay

Uma lei municipal promulgada na última terça-feira (19) em Maceió, capital de Alagoas, obriga que mulheres que vão realizar abortos nos casos permitidos em lei vejam imagens do feto antes da realização do procedimento. A norma foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (20).

Proposta pelo vereador conservador Leonardo Dias (PL), a legislação estabelece a obrigatoriedade para os estabelecimentos da rede municipal de saúde de orientar e esclarecer às gestantes sobre os riscos e as consequências do procedimento abortivo.

De acordo com o texto da lei, equipes de saúde terão que apresentar, “de forma detalhada e didática, se valendo, inclusive, de ilustrações, o desenvolvimento do feto semana a semana”. Além disso, os profissionais deverão “demonstrar, por meio de vídeos e imagens, os métodos cirúrgicos utilizados para executar o procedimento abortivo”.

A norma também estabelece que os profissionais de saúde terão que “explicar a necessidade e o objetivo dos exames clínicos e laboratoriais que antecedem o procedimento abortivo” e “apresentar todos os possíveis efeitos colaterais” da prática, como, por exemplo, perfuração do útero, ruptura do colo uterino, entre outros.

A lei destaca, por fim, que, caso a gestante decida por levar adiante a gravidez, mas não queira manter o vínculo materno, a unidade de saúde que esteja lhe acompanhando comunique o fato à Vara da Infância e da Juventude, com o objetivo de auxiliar e promover a adoção do recém-nascido por famílias interessadas.

Aprovada em fevereiro deste ano com 22 votos a favor e uma abstenção na Câmara Municipal de Maceió, a norma não foi sancionada pelo prefeito João Henrique Caldas (PL) como é praxe das legislações municipais, mas acabou sendo promulgada pelo próprio Legislativo em decorrência da ausência de manifestação do chefe do Executivo municipal sobre a lei.

Leia mais

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!