30.3 C
Manaus
21 de maio de 2024
DestaquesEconomia

Lula envia ao Congresso projeto para recriar o seguro DPVAT

Foto: Ricardo Stuckert

O seguro obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT) pode ser recriado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei complementar 233/2023 para restabelecer o pagamento deste seguro.

De autoria do Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad, o texto, caso seja aprovado, poderá exigir o pagamento já a partir de 2024 para todos os donos de automóveis.

O DPVAT foi descontinuado em 2020 no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Primeiramente, a decisão partiu de uma medida provisória de 2019. O Congresso não aprovou o texto a tempo e ele venceu.

No ano seguinte, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) extinguiu o pagamento do seguro e desde 2021 os donos de veículos não precisam mais pagá-lo, sendo que o DPVAT passou a ser operado pela Caixa Econômica Federal.

Agora, Lula tentará fazer com que os motoristas voltem a arcar com o seguro que é pago para vítimas de acidentes de trânsito no país. Os recursos serão administrados pela Caixa, com a fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

– O projeto propõe a criação de um novo arcabouço para o seguro obrigatório. Será criado um fundo mutualista privado cuja administração se manteria a cargo da Caixa em função de sua expertise com o modelo transitório do seguro DPVAT nos últimos 3 anos, bem como por sua ampla experiência na gestão e administração de diversos fundos relacionados a políticas públicas – explica o Ministério da Fazenda.

Leia mais

Ex-prefeito de Anamã é suspeito de lavar dinheiro para facção criminosa no Amazonas

Matheus Valadares

Dupla feminina do ‘Manaus Olímpica’ conquista três medalhas de prata no Circuito Nacional de Badminton, em Curitiba

Matheus Valadares

Suposto ladrão tem os dedos decepados pelo ‘tribunal do crime’ no bairro Cidade de Deus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais