29.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
BrasilDestaques

Lula sanciona lei que permite uso de multas de trânsito para custear CNH de baixa renda

De autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), o projeto teve aprovação pelo Congresso Nacional no final de maio.

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O presidente Lula sancionou hoje (27) a nova lei de trânsito que autoriza o uso da arrecadação de recursos com multas de trânsito para financiamento e habilitação de condutores de baixa renda. A medida beneficia cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e visa ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem receberá o benefício?

A princípio, a nova legislação determina que pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico terão custos como taxas e despesas do processo de habilitação pagos com verba oriunda de infrações de trânsito. Antes da mudança, só utilizava-se estes valores para sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação no trânsito.

De autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), o projeto teve aprovação pelo Congresso Nacional no final de maio. Agora, ele entra em vigor com a sanção presidencial. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro e amplia as finalidades permitidas para a utilização dos recursos das multas.

A nova lei também estabelece regras para a transferência eletrônica de veículos, o que deve modernizar e simplificar o processo. Os contratos de compra e venda agora acontecerão de forma digital, com uso de assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas.

A vistoria veicular para transferência também ocorrerá em formato eletrônico, conforme regulamentação dos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

 Validade nacional para contratos digitais

Ademais, o contrato digital de compra e venda, assinado eletronicamente pelo comprador e vendedor perante o órgão nacional de trânsito, terá validade em todo o território nacional. Os órgãos estaduais de trânsito serão obrigados a aceitar o documento, com a promessa de agilidade no processo de transferência de propriedade.

 

 

Leia mais

VEJA: Jovem é metralhado e outro fica gravemente ferido no Conjunto João Paulo

Matheus Valadares

Homem é preso em Manaus por matar vizinho que ajudou criança autista abandonada

Matheus Valadares

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!