28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesMundo

Macron anuncia envio de mísseis de médio alcance para Ucrânia

Imagem: Reprodução

Vilnius (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta terça-feira um reforço da assistência militar à Ucrânia, com o envio de mísseis de alcance médio do tipo Scalp, que devem possibilitar “a defesa de seu território”.

O chefe de Estado, que divulgou a informação na chegada à cúpula da Otan, em Vilnius, na Lituânia, justificou esse passo suplementar em equipamento militar, pela situação no terreno e pela contraofensiva ucraniana na busca de recuperar território ocupado pela Rússia.

“Serão novos mísseis para poder bombardear e profundidade para permitir a Ucrânia defender seu território”, garantiu Macron, sem dar números sobre o equipamento enviado.

Os Scalp são a versão britânica dos Storm Shadow, que Londres entregou para Kiev meses atrás. Eles são disparados a partir de aviões e têm um peso de 1.300 quilos e um alcance máximo de 560 quilômetros.

Sobre a cúpula que irá ocorrer até amanhã, além de parabenizar pelo acordo para a Suécia ser integrada como nova integrante da Otan, Macron destacou que o importante é “enviar uma mensagem de apoio à Ucrânia, da unidade da Otan, além da determinação para afirmar que a Rússia não pode e não deve ganhar essa guerra”.

Macron, que era um dos líderes ocidentais mais conciliadores com Vladimir Putin, antes da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, adotou uma postura cada vez mais firme com Moscou nos últimos meses.

O governo da França divulgou na semana passada que o país trabalha com outros em um mecanismo de garantias de segurança com caráter duradouro para a Ucrânia, na medida em que Kiev não pode integrar neste momento a Otan e seu escudo protetor, para não arrastar todos os integrantes do bloco para uma guerra com a Rússia, que é uma potência nuclear.

Esse mecanismo, que até agora tem contornos vagos, é, sobretudo, uma mensagem em direção a Putin, para dizer a ele que os aliados de Kiev seguirão apoiando a Ucrânia pelo tempo que for necessário, inclusive, por anos.

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais