26.3 C
Manaus
20 de maio de 2024
CidadeDestaques

‘Manaus Olímpica’ apoia mais de 180 atletas e 80% já são medalhistas nacionais e internacionais

Foto: Divulgação / FME

Com a meta de viabilizar a participação de talentos manauaras em competições de alto rendimento, o programa “Manaus Olímpica”, da Prefeitura de Manaus, já apoiou 184 atletas em pouco mais de seis meses de existência, e cerca de 80% deles já conquistaram medalhas nacionais e internacionais.

Essa é mais uma importante ação que credencia Manaus ao título de “Cidade Sul-Americana do Esporte de 2024”, pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida.

Por meio dos programas de incentivo à prática esportiva, a Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME), foca também na identificação e formação de jovens talentos. O “Esporte na Comunidade” é uma realidade desde 2022 e beneficia mais de 200 projetos sociais com kits esportivos.

Uma das mais recentes medalhistas do “Manaus Olímpica” é a atleta Franciane Moura, que conquistou o pódio na 25ª Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto deste ano. Ela percorreu 21 quilômetros em 1 hora, 19 minutos e 45 segundos e ficou com o quarto lugar geral na categoria feminina.

“Estou muito feliz com o resultado e quero agradecer aqui primeiramente a Deus pela saúde, pela força, aos meus apoiadores, à Prefeitura de Manaus, que sempre está me dando aquele suporte legal nessas competições fora de Manaus, representando a minha cidade que eu amo demais. Quero agradecer aqui o prefeito David Almeida pelo incentivo, por acreditar no meu trabalho. Os resultados estão aparecendo com o ‘Manaus Olímpica’, estamos sempre no pódio”, comemorou a atleta.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o apoio da gestão municipal a esses atletas de alto rendimento tem sido uma parceria com via de mão dupla, já que trazem resultados expressivos para o esporte da cidade de Manaus.

“O Manaus Olímpica é um projeto ousado. Temos lutado para transformar Manaus em uma cidade cada vez mais esportiva, e isso passa por colocar nossos talentos em evidência em grandes competições, realizando sonhos. Já são quase 200 contemplados, grandes resultados e a certeza de que esse projeto ainda vai render muitos frutos para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Competições pelo mundo

Coordenado pela FME, o programa oportuniza duelos contra os principais centros do país em pé de igualdade, em diversas modalidades, como: jiu-jitsu, judô, muay thai, tênis, natação, badminton, futsal, atletismo, entre outras. E está perto de chegar ao número de 200 passagens aéreas concedidas aos seus atletas, técnicos e acompanhantes, no caso dos menores de idade.

Alexandre Maciel, diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, também reforçou que tem sido gratificante proporcionar aos atletas da terra a possibilidade de viajarem para outros Estados e até mesmo para outros países, representando Manaus com as suas especialidades.

“Temos tido essa alegria, até porque todos praticamente têm voltado com grandes resultados e medalhas. A Fundação Manaus Esporte sempre vai estar a postos para ajudar os atletas profissionais e amadores da cidade de Manaus”.

Foto: Divulgação / FME

Destaques nos resultados

Vale a menção de manauaras que têm feito bonito pelo Brasil e pelo mundo. Um expressivo investimento aconteceu logo nas primeiras semanas do ‘Manaus Olímpica’, em abril deste ano. A FME realizou uma seletiva e levou mais de 40 atletas até São Paulo para representar Manaus no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu. O saldo foi de 22 medalhas conquistadas pela delegação.

Beatriz Rodrigues é uma realidade do tênis brasileiro. A jovem de 13 anos conquistou torneios internacionais na América do Sul nesta temporada, por meio do ‘Manaus Olímpica’, e recentemente foi habilitada para compor o ranking mundial da modalidade. “Quero agradecer primeiramente a Deus, por mais uma vitória, minha família, a todos aqueles que oram por mim, minha equipe, e o apoio da Fundação Manaus Esporte e a Prefeitura de Manaus, na pessoa do prefeito David Almeida”, comemorou.

Foto: Divulgação / FME

Uma das maratonistas mais rápidas do país, Franciane Moura recentemente cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na SP City Marathon, com o apoio da FME. Foram 21 quilômetros percorridos em 1 hora e 17 minutos. Em maio, ela venceu a corrida da Tribuna FM, em Santos. Colecionadora de medalhas, Franciane já chegou a representar a Seleção Brasileira de Atletismo.

Por falar na Amarelinha, as jovens Kamile Eduarda Cortez e Emily Benevides viajaram até o Peru pelo ‘Manaus Olímpica’ e representaram o nosso país em torneios sul-americanos de badminton, no último mês de julho.

Das pistas para as águas, Manaus também tem grandes competidores na natação. Os jovens Gabriel Castro, Angelynne Victória e Pietra Menezes são multicampeões da modalidade e seguem cumprindo o calendário e fazendo bonito em parceria com a Prefeitura de Manaus.

Sobre o Manaus Olímpica

Criado em março deste ano, o programa “Manaus Olímpica” é o estímulo para jovens atletas que vislumbram com a expectativa de um futuro esportivo de sucesso e para aqueles que já alcançaram o desporto de rendimento, um apoio, com passagens aéreas, para viver mais dedicados a seus treinamentos e alcançarem maiores resultados.

Leia mais

Rio Negro às margens do Rio Negro no Porto da Ceasa

Marcilon Souza

Se deu mal! Dupla capota moto ao fugir da PM após assalto em Manaus

Marcilon Souza

Vídeo mostra policial levando vítima em garupa antes de supostamente matá-la em Roraima

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais