Após sobreviver ao ataque a facadas de seu ex-marido, Brenda Jaqueline Carvalho, 29, disse que seu filho está traumatizado e dorme debaixo da cama. A tentativa de feminicídio aconteceu no dia 5 dezembro, em Presidente Figueiredo, região metropolitana de Manaus.
O autor do ato covarde se chama Cardete Ferreira, de 54 anos, com quem a vítima possui 4 filhos e conviveu por 13 anos. Em entrevista a um portal de notícias, a mulher relatou que a relação começou tranquila no primeiro ano. Porém, após o nascimento do primeiro filho, Cardete adotou um comportamento agressivo e passou a espancá-la.
Nos anos seguintes, a jovem teve outros três filhos e a situação piorou quando ele passou a agredir também as crianças. O casal morava ao lado da casa da mãe de Cardete e, apesar dos esforços da família para interromper as agressões, ninguém conseguia contê-lo.
Exausta dos espancamentos, Brenda decidiu se separar e pediu abrigo na casa de seu cunhado, José, que estava trabalhando como caseiro em um sítio da zona rural do município. Mesmo assim, Cardete continuava lhe perseguindo e sucumbiu à furia depois de descobrir que Brenda e José começaram um relacionamento amoroso.
O dia do crime
No dia 5 de dezembro, Cardete foi até a residência em que Brenda estava morando, localizada na comunidade Boa Esperança, KM 120 da BR-174. Assim que a jovem percebeu a presença do ex-companheiro, ela trancou a porta da casa e correu com os filhos para dentro do quarto.
Mesmo assim, Cardete forçou a porta e Brenda deixou entrá-lo, pois estava com medo. Enquanto a vítima estava na sala e varrendo o piso, o ex-marido pediu um copo de água e aproveitou para sacar uma faca enquanto a ex-esposa estava de costas.
A vítima relatou que Cardete tinha intenção de atingir seu pescoço, mas a faca perfurou seu peito. Na imagem, os filhos tentam conter a ira do pai e uma das crianças ainda se atraca às costas do agressor, mas ele a arremessa ao chão.
Logo em seguida, José chega ao local armado com um terçado e expulsa Cardete, que desferiu 10 golpes de arma branca na ex-companheira.
Ato heróico gerou trauma
Apesar da bravura do garoto em proteger a mãe, o episódio trouxe sequelas psicológicas ao menino. Durante a entrevista, Brenda contou que a criança dorme debaixo da cama e chama de monstro aquele que um dia chamou de pai.
A família voltou a Manaus e a criança passará por tratamento psicológico. Cardete segue foragido e, de acordo com informações preliminares, está se escondendo em Manicoré, interior do Amazonas.