30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Ministro do STF vota a favor da soltura de Fernando Collor

Apesar da votação, Suprema Corte mantém maioria pela prisão do ex-presidente

FOTO/REPRODUÇÃO

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta segunda-feira (28) a favor da libertação do ex-presidente Fernando Collor. Além disso, o voto foi proferido durante o julgamento no qual o plenário virtual decide se mantém a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Collor.

Apesar do voto de Mendonça, a maioria da Corte já decidiu manter a prisão do ex-presidente. O placar está em 6 votos a 1. Portanto, a prisão permanece válida na maioria dos votos.

Na sua manifestação, Mendonça destacou que a defesa de Collor tem direito a mais um recurso. Assim, ele pode tentar reverter a condenação de 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

“Entendo que, havendo ao menos quatro divergências, os embargos divergentes também são cabíveis em relação à pena. Portanto, o recurso não é meramente protelatório, mas um legítimo direito à ampla defesa, que deve ser conhecido”, afirmou Mendonça.

Em 2023, o STF condenou Collor. Segundo a sentença, o ex-presidente e ex-senador, antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Além disso, recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas, entre 2010 e 2014.

Na quinta-feira (24), ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor eram protelatórios. Assim, buscavam evitar a condenação.

Collor está preso no presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió. Como ex-presidente, ele cumpre a pena em uma ala especial. Após a prisão, seus advogados solicitaram prisão domiciliar.

O julgamento continua, com a votação dos demais ministros. A votação será encerrada às 23h59.

Leia mais

VEJA: Homem tenta jogar ‘merenda’ para detentos e acaba preso em Coari

Matheus Valadares

Escola Estadual Jairo da Silva Rocha presta homenagem emocionante ao adolescente Fernando Vilaça

Matheus Valadares

Deputado federal do Ceará é alvo de operação da Polícia Federal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!