Ao menos cinco pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas nesta segunda-feira (29), após um ataque russo à cidade ucraniana de Odessa. Além disso, uma construção conhecida como ‘castelo de Harry Potter’, à beira do Mar Negro, foi atingida.
O prédio compõe a Academia de Direito de Odessa. As torres do edifício, erguidas em estilo gótico, foram queimadas em um incêndio considerado grave pelas autoridades. O local é chamado de ‘castelo de Harry Potter’ por lembrar o estilo do castelo de Hogwarts, conhecida escola de magia da série de livros.
De acordo com a BBC, a academia é dirigida pelo ex-deputado Serhiy Kivalov, que vive no local e se encontra entre os feridos.
‘Todos os serviços, incluindo o Serviço de Emergência do Estado, estão empenhados em lidar com as consequências desse ataque com mísseis, mais um trágico crime de guerra’, declarou Dmytro Pletenchuk, porta-voz das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia.
No vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra a construção em chamas.
Segundo relatos iniciais, moradores não tiveram tempo suficiente para buscar abrigo na região, já que os alertas de ataques aéreos apenas soaram quando os mísseis atingiram o local.
Veja vídeo: