21 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

Oficial militar russo morre em explosão em Balashikha

Tenente-General Iaroslav Moskalik morreu após explosão de dispositivo caseiro; incidente pode afetar negociações entre Rússia e EUA

FOTO/REPRODUÇÃO

Um oficial militar russo de alta patente morreu na sexta-feira, após uma explosão na cidade de Balashikha, ao leste de Moscou. O Comitê Investigativo da Rússia confirmou a morte do tenente-general Iaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas Russas. Além disso, abriu um processo criminal para investigar o caso.

Segundo o Comitê, a explosão ocorreu por causa de um dispositivo caseiro carregado de elementos destrutivos. A suspeita é que tenha havido uma detonação intencional. Moskalik, de 59 anos, participou de várias negociações internacionais. Ele esteve em pelo menos duas rodadas de negociações com a Ucrânia, em 2015 e 2019, e visitou a Síria em 2018, apoiando o regime de Assad.

Fontes próximas ao Ministério da Defesa afirmam que a influência de Moskalik crescia dentro das Forças Armadas russas. Mikhail Zvinchuk, blogueiro militar, revelou que há rumores de uma possível remodelação no alto comando. Ele sugeriu que Moskalik poderia liderar o centro de gestão da defesa nacional, devido à sua abordagem metódica.

Além disso, a explosão tem semelhança com ataques anteriores reivindicados pela Ucrânia. Por outro lado, o incidente pode prejudicar as negociações de paz entre Moscou e Washington, marcadas para sexta-feira. Nesse dia, o presidente Vladimir Putin se reuniu com o enviado de Donald Trump, Steve Witkoff, para discutir a situação na Ucrânia.

O Kremlin divulgou um vídeo breve. Nele, Putin e Witkoff aparecem trocando cumprimentos antes de iniciar a reunião a portas fechadas. Putin foi acompanhado por Yuri Ushakov e Kirill Dmitriev. Contudo, o clima, porém, permanece tenso, e o incidente na Balashikha aumenta as incertezas sobre o futuro dos diálogos de paz.

Leia mais

“Mexicano” é morto a tiros após sair de taberna no bairro Compensa

Matheus Valadares

Real Madrid vence o Monaco por 6 a 1 com show de Vini Jr e Mbappé na Champions

Matheus Valadares

Ibovespa renova máxima histórica e fecha acima de 166 mil pontos impulsionado por Vale e Petrobras

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!