32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesMundo

Oficial militar russo morre em explosão em Balashikha

Tenente-General Iaroslav Moskalik morreu após explosão de dispositivo caseiro; incidente pode afetar negociações entre Rússia e EUA

FOTO/REPRODUÇÃO

Um oficial militar russo de alta patente morreu na sexta-feira, após uma explosão na cidade de Balashikha, ao leste de Moscou. O Comitê Investigativo da Rússia confirmou a morte do tenente-general Iaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas Russas. Além disso, abriu um processo criminal para investigar o caso.

Segundo o Comitê, a explosão ocorreu por causa de um dispositivo caseiro carregado de elementos destrutivos. A suspeita é que tenha havido uma detonação intencional. Moskalik, de 59 anos, participou de várias negociações internacionais. Ele esteve em pelo menos duas rodadas de negociações com a Ucrânia, em 2015 e 2019, e visitou a Síria em 2018, apoiando o regime de Assad.

Fontes próximas ao Ministério da Defesa afirmam que a influência de Moskalik crescia dentro das Forças Armadas russas. Mikhail Zvinchuk, blogueiro militar, revelou que há rumores de uma possível remodelação no alto comando. Ele sugeriu que Moskalik poderia liderar o centro de gestão da defesa nacional, devido à sua abordagem metódica.

Além disso, a explosão tem semelhança com ataques anteriores reivindicados pela Ucrânia. Por outro lado, o incidente pode prejudicar as negociações de paz entre Moscou e Washington, marcadas para sexta-feira. Nesse dia, o presidente Vladimir Putin se reuniu com o enviado de Donald Trump, Steve Witkoff, para discutir a situação na Ucrânia.

O Kremlin divulgou um vídeo breve. Nele, Putin e Witkoff aparecem trocando cumprimentos antes de iniciar a reunião a portas fechadas. Putin foi acompanhado por Yuri Ushakov e Kirill Dmitriev. Contudo, o clima, porém, permanece tenso, e o incidente na Balashikha aumenta as incertezas sobre o futuro dos diálogos de paz.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!