O senador Omar Aziz (PSD-AM) teve papel decisivo na aprovação de um empréstimo de US$ 750 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A votação ocorreu durante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e é mais um trunfo de sua atuação parlamentar.
Primeiramente, a destinação do recurso ampliará o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da Amazônia. O foco é no desenvolvimento sustentável e geração de empregos na região.
A princípio, Aziz foi o responsável por ler e defender o relatório favorável à proposta, originalmente apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Ademais, o empréstimo terá prazo de 25 anos para pagamento, com carência de até cinco anos e seis meses, e integra o programa BID-BNDES. Assim, tal união entre os bancos visa o fortalecimento de pequenos negócios em áreas com menor acesso a políticas de fomento.
Durante a sessão, Omar Aziz criticou a desigualdade histórica na distribuição dos recursos do BNDES entre as regiões do país. Ele apontou que a Amazônia tem sido constantemente preterida.
Desequilíbrio econômico
“Se vocês levantarem os empréstimos feitos pelo BNDES para as regiões Sul e Sudeste, comparados com as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, vocês vão ficar abismados com a desproporcionalidade de recursos. A Amazônia sofre muito com isso. Isso aprofunda um desequilíbrio em relação às nossas regiões”, declarou Aziz.
A aprovação da proposta ocorreu em regime de urgência. Agora, ela segue para o Plenário do Senado, onde votarão o projeto de resolução que confirma o aval da União à operação de crédito.
Por fim, a liberação do orçamento reforça o compromisso do senador Omar Aziz com o fortalecimento econômico da região amazônica, defendendo melhores condições de acesso ao crédito e mais justiça regional para os empreendedores locais.