25.3 C
Manaus
14 de maio de 2024
Cidade

Operação de combate à poluição sonora lacra bares em Manaus

Foto: Divulgação/ Semmas
Foto: Divulgação/ Semmas

Dois bares foram lacrados pela fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus, durante operação integrada de combate à poluição sonora, na noite de sexta-feira, 17, e madrugada deste sábado, 18/1. Os lacres, invioláveis, foram medidas extremas utilizadas contra estabelecimentos que insistiram em desobedecer as penalidades administrativas aplicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em fiscalizações anteriores. Um dos bares fica situado na praça do Eldorado, zona Centro-Sul, e outro no Centro.

A medida atende recomendação do Ministério Público de Contas (MPC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE – AM). A operação contou com a participação dos órgãos que compõem a Comissão Integrada de Fiscalização (CIF), do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Além do lacre, o estabelecimento reincidente da praça do Eldorado teve equipamento de som apreendido. O estabelecimento possui diversos processos. Os bares lacrados estão impedidos de desenvolver qualquer atividade até as devidas regularizações.

A fiscalização também percorreu bares do conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, e autuou um em 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 10,4 mil, por descumprimento de interdição de uso de som.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, os estabelecimentos que insistem em descumprir as medidas impostas correm o risco do lacre.

“Realizamos diversas operações, com autos de notificação, interdição e multas lavradas. Além disso, convocamos a todos para participarem de reunião integrada com os órgãos da CIF a fim de orientar e alertar para as penalidades. Mesmo assim, alguns empreendedores continuam insistindo em não sanar os danos e sendo alvos de denúncia”, observa Eneas.

Em 2019, só nas operações noturnas integradas foram realizadas 202 vistorias em bares e similares. Nos últimos três anos, 685 estabelecimentos foram autuados.

A CIF contou com a participação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Batalhão de Policiamento Ambiental, Força Tática da Polícia Militar, Policia Civil, Juizado da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça e Corpo de Bombeiros.

Leia mais

Instituto Ana Maria Bento promove Dia das Mães no Conjunto Viver Melhor

Matheus Valadares

Ônibus fica preso em árvore no Centro de Manaus

Marcilon Souza

Maternidade Dr. Moura Tapajóz homenageia mães e grávidas da unidade

Central de Jornalismo 2

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais