20 de março de 2025
DestaquesPolícia

Operação Sem Sabor: Polícia Federal combate fraude em licitação de merenda escolar

FOTO/DIVULGAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (25/2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sem Sabor. As investigações apontaram para um esquema de desvio de recursos públicos destinados à aquisição de kits de merenda escolar na capital.

A investigação revelou que, em 2020, a dispensa de licitação favoreceu empresas incapacitadas de operacionalizar, resultando em prejuízos milionários aos cofres públicos.

A operação mobiliza 30 policiais federais para cumprir 6 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. As ações ocorrem em residências e sedes de empresas na capital amazonense. As investigações tiveram início a partir de uma ação popular, além de auditorias do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União, que identificaram diversas irregularidades na contratação da fornecedora dos kits de merenda.

Durante as investigações, a PF constatou indícios claros de uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e movimentações financeiras.

Há também evidências que sugerem o direcionamento da contratação. Segundo as investigações, a empresa vencedora não possuía histórico de fornecimento de gêneros alimentícios para o setor público e tinha sede em local desconhecido.

O esquema criminoso envolvia servidores públicos, empresários e intermediários que manipularam o processo licitatório para beneficiar a empresa contratada. O levantamento bancário revelou que parte dos valores pagos pela Prefeitura foi imediatamente repassada a uma das empresas concorrentes.

A Polícia Federal tabém identificou conexões empresariais entre os envolvidos, sugerindo uma atuação coordenada para favorecer a fornecedora.

Leia mais

Saiba o motivo que levou homem a depredar viatura do Corpo de Bombeiros na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

VEJA: Pistoleiros executam homem dentro de restaurante no bairro Compensa

Matheus Valadares

Saiba quem é a líder comunitária que morreu soterrada na comunidade Fazendinha, zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!