22 de novembro de 2025
BrasilDestaques

Pai denuncia filho de 14 anos por apologia ao nazismo no Espírito Santo

Objetos encontrados na casa do adolescente. • Divulgação/Polícia Civil

Um pai fez um boletim de ocorrência contra seu próprio filho de 14 anos por possuir material nazista e neonazista, em Vila Velha, litoral de Espírito Santo. O caso ocorreu em fevereiro deste ano. A Polícia Civil do Espírito Santo divulgou uma coletiva de imprensa com os dados da investigação, na última quinta-feira (26).

Segundo a Polícia Civil, o pai teria encontrado no celular do filho materiais relacionados ao nazismo, que ele estaria interessado e fazendo adorações à ideologia dos nazistas. Ele também encontrou duas bandeiras com a suástica nazista e ficou preocupado com as atitudes do filho.

Ao ser questionado, o adolescente confirmou os fatos e informou que no primeiro momento, ele tinha apenas interesse histórico em relação a Hitler, ao nazismo e a Segunda Guerra Mundial, mas que um acontecimento na sua escola havia mudado a situação.

O ocorrido em questão, seria um episódio em que um colega de classe negro, começou a “ser preconceituoso” com pessoas brancas, a partir desse fato, ele começou a nutrir um sentimento de ódio contra quem não fosse de sua “raça”, não fosse branco e, começou a se interessar cada vez mais em consumir esse tipo de material e acessar grupos virtuais que reuniam pessoas com o pensamento parecido ao dele.

Ele acrescentou que não gostava de judeus e que tinha ódio de pessoas que não fossem alinhadas a supremacia branca, e justificou que ele não sabia que possuir esse tipo de material e ter essa ideologia era crime.

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, atuaram nas investigações. Com um mandado de busca e apreensão, a Polícia foi até a casa do menor, onde encontraram o material descrito pelo pai e o celular do adolescente, que continha grupos nas redes sociais com troca de mensagens de conteúdo nazista, que faziam adoração a Hitler e a Suástica.

Em relação aos grupos na internet, as investigações mostraram que a maioria das pessoas eram estrangeiras e conversavam em inglês e alemão.

O celular e os materiais encontrados na casa foram apreendidos.

Leia mais

Bia Kicis critica prisão de Bolsonaro e chama decisão de “injustiça colossal”

Matheus Valadares

Patixá fará transição de gênero e removerá a ‘bibilinha’ em breve

Matheus Valadares

Atlético-MG disputa título inédito da Sul-Americana

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!