22 de abril de 2025
DestaquesPolítica

PGR denuncia ministro Juscelino Filho por de desvio de emendas e outros crimes

Em junho do ano passado, o ministro negou irregularidades e alegou "ação política" da Polícia Federal (PF).

FOTO/REPRODUÇÃO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ministro Juscelino Filho, das Comunicações, por suspeitas de corrupção e outros crimes. A apresentação da acusação chegou ao ministro Flávio Dino, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 8. Agora, cabe ao STF decidir pelo processo ou não de Juscelino .

Os fatos investigados ocorreram antes da nomeação de Juscelino como ministro no governo Lula (PT). Ele é suspeito de desviar emendas parlamentares enquanto era deputado federal pelo União Brasil. Em 2022, foi reeleito pelo Maranhão.

A PGR imputa a Juscelino Filho seis crimes, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Essa é a primeira acusação da gestão do procurador-geral Paulo Gonet contra um membro do primeiro escalão do governo Lula. Em junho do ano passado, o ministro negou irregularidades e alegou “ação política” da Polícia Federal (PF).

A PGR afirma que, durante seu mandato como deputado, Juscelino enviou emendas parlamentares para a Prefeitura de Vitorino Freire (MA), comandada por sua irmã, Luanna Rezende. Ele teria recebido propina pelas obras executadas.

O presidente Lula já declarou que afastaria o ministro se a PGR aceitasse o indiciamento da PF por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

 

Leia mais

Sine Manaus oferece 355 vagas de emprego nesta quarta-feira (23)

Marcilon Souza

Tragédia em Imperatriz: menina de 13 anos morre após comer ovo de Páscoa supostamente envenenado

Marcilon Souza

PC-AM prende suspeito de crimes virtuais cometidos com identidade falsa

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!