As novas regras para o PIX, implementadas neste final de ano pelo Banco Central, começam a valer a partir do dia 2 de janeiro. Após o Brasil bater mais um recorde, com 99,4 milhões de transações via PIX em um dia, a instituição viu a necessidade de mudar algumas regras para transferência de dinheiro.
Veja então o que vai mudar a partir do próximo ano:
Novos limites
As novas regras do PIX incluem a mudança de limite de transferência. Hoje, existe um valor máximo que o usuário pode sacar ou transferir em cada transação. Esse valor varia de acordo com o banco e cada tipo de conta. A partir de janeiro, será possível utilizar todo o dinheiro que você tem no banco, em uma única transação.
Diurno e noturno
Apesar de o limite por transação ser eliminado, a limitação de transferências por hora do dia (turno) permanece. A partir de agora, cada usuário físico pode transferir até R$ 3 mil no período diurno e apenas R$ 1 mil no período noturno.
Essa medida tem como objetivo adequar os limites usualmente disponibilizados nos caixas eletrônicos para saques tradicionais. Assim, com o Pix Saque, os usuários terão acesso ao serviço com condições similares às do saque tradicional.
Pagamento de benefícios
O Banco Central também considerou ampliar o regulamento em relação ao recebimento de benefícios. A partir de agora, os usuários poderão receber salários, aposentadorias e pensões pagas pelo governo. Essa medida já é comum em empresas privadas e agora estará disponível para funcionários públicos.