21 de abril de 2025
DestaquesEconomia

Preço do café moído acumula alta de 77,78 % em 12 meses

Entenda a alta de 77,78% em um ano e os fatores por trás da inflação

FOTO/REPRODUÇÃO

O café moído se destacou como um dos principais responsáveis pela pressão inflacionária em março, com um aumento de 8,14%. Essa alta chama a atenção, mas o que realmente impressiona é a comparação com o ano passado.

Nos últimos 12 meses, o preço do café moído subiu 77,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso significa que, hoje, o café custa quase o dobro em relação a março de 2024.

Cidades onde o IBGE coleta dados mostram aumentos superiores a 100%. Portanto, em algumas localidades, o custo do café moído é mais do que o dobro do que era um ano atrás.

Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa do IBGE, explica que a inflação do café foi impulsionada pelo aumento do preço no mercado internacional. A redução na oferta de grão, especialmente devido à quebra de safra no Vietnã e às adversidades climáticas, afetou a produção interna.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) revelam que o preço médio do quilo de café torrado e moído no varejo, em março, foi de R$ 64,80. Um ano antes, em março de 2024, o valor médio era de apenas R$ 32,90.

 

Leia mais

Repórter da Band quase tem celular furtado ao vivo na Faria Lima

Marcilon Souza

Homem com HIV é preso por estuprar adolescente após marcar encontro pelas redes sociais

Marcilon Souza

Caprichoso apresenta álbum e enche de orgulho a nação azul no Zeca Xibelão

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!