27.3 C
Manaus
25 de maio de 2024
CidadeDestaques

Prefeitura e Creci-AM fazem segunda operação de despoluição visual com foco na zona Oeste

As avenidas Brasil e Cirilo Neves, na zona Oeste, receberam a segunda operação “Limpa Manaus” de despoluição visual realizada pela prefeitura, nesta quinta-feira, 24/8, com retirada de dezenas de engenhos publicitários e publicidades irregulares e ilegais instalados em locais proibidos e não passíveis de regularização.

Chamou atenção o grande número de cavaletes, obstruindo não apenas calçadas e canteiros centrais, mas até as vias, não sendo passíveis de regularização e podendo ser apreendidos imediatamente. É comum a reincidência do uso irregular desse material, por isso a apreensão imediata é mais eficaz no controle urbano.

Na avenida Brasil, uma loja de material de construção foi orientada a não ocupar a calçada com infláveis e, na Cirilo Neves, um comércio foi notificado para fazer a retirada de publicidade perto da fiação elétrica, além de precisar comparecer ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para regularizar sua placa.

Em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci-AM), o Implurb realiza as ações, que serão semanais, contando com apoio das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Já estão agendadas rotas em vários bairros e zonas até o mês de setembro.

Empresas e pessoas físicas ou jurídicas que fazem publicidade irregular, em locais como postes, árvores, logradouros públicos, calçadas, sinalização de trânsito, pontes, viadutos, passarelas e outros espaços similares, estão sujeitos ainda à aplicação de multas pela infração, variando de 4 UFMs (Unidade Fiscal do Município), R$ 315,16, até 70 UFMs, R$ 9.433,90, conforme o Código de Posturas da cidade, a lei complementar 005/2014.

“Em vários momentos alertamos, informamos e fizemos as ações educativas do que é proibido, do que não é permitido. Agora, as operações são de retiradas, para deixar a cidade livre da poluição visual e que não é permitida, como o uso de postes e árvores. Algumas placas, como cavaletes e flâmulas, colocados nas calçadas, podem oferecer risco a pedestres. Então, pedimos apoio da população, de comerciantes e lojistas, para que não usem o espaço público de forma irregular e, em caso de dúvida, procurem a Gerência de Engenhos Publicitários (GEP) para a devida orientação”, explicou a gerente do setor, a arquiteta Naiara Freitas.

Proibição

Como publicidades em postes, por exemplo, são proibidas e não há como regularizá-las, as ações serão de retirada, não havendo necessidade de notificação, uma vez que a ilegalidade é de conhecimento público.

Já há uma orientação para que os agentes da Semulsp, sempre que estiverem realizando serviços de capinagem, varrição e os mutirões de limpeza diários, possam fazer essa retirada dos postes e das áreas irregulares.

É proibido

É proibido, por exemplo, instalar engenhos em leitos dos rios, igarapés, praias; postes de iluminação pública ou rede de telefonia, faixas ou placas acopladas à sinalização de trânsito; obras públicas, como pontes, viadutos, passarelas, além de estátuas, esculturas, monumentos e bancos em logradouros e similares; no passeio público, salvo quando os mobiliários urbanos são regularizáveis e não prejudiquem a mobilidade urbana, mantendo-se livre o mínimo de 1,5 metro de passeio, inclusive no espaço aéreo, entre outros.

A regulamentação dos engenhos é prevista no Plano Diretor, no Código de Posturas de Manaus (Lei 005/2014), que define quais tipos de publicidade podem ser regularizadas e lista os tipos e locais expressamente proibidos de instalação. Os licenciamentos de engenhos são feitos pela GEP.

 Fiscalização

Denúncias sobre obras irregulares, obstruções de logradouro, invasão de área pública e afins são atendidas pelo número do Disque Denúncia, o (92) 3673-9305, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br

Leia mais

VÍDEO: criança sai de perto da mãe e é atropelada por moto em Manaus

Matheus Valadares

Congresso analisa vetos sobre saidão e fake news na terça

Matheus Valadares

Vídeo mostra Heitor cantando parabéns momentos antes de chacina em festa infantil

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais