25 de março de 2025
CidadeDestaques

Procon Manaus realiza operação em postos de combustíveis em parceria com a ANP

FOTO/REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou, neste sábado, 15/2, uma operação de fiscalização em postos de combustíveis da capital, com o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos dos consumidores, verificando a regularidade dos preços e a qualidade dos combustíveis comercializados.

“Manter o equilíbrio nas relações de consumo é um compromisso da gestão municipal. Estamos atentos às mudanças no mercado e atuamos para garantir que os direitos dos consumidores sejam sempre respeitados. Essa operação reforça nossos esforços em assegurar transparência, combater abusos e promover um ambiente de consumo mais justo”, declarou a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu.

A fiscalização integrada ocorreu em três postos distribuídos pela zona Oeste de Manaus. O chefe do Núcleo Regional Norte da ANP, Leonidas Araújo Vilhena, explica como essas verificações são conduzidas.

“As equipes da ANP realizam testes para verificar a qualidade dos combustíveis comercializados e a aferição do volume dispensado pelas bombas abastecedoras. Em relação à variação de preço na comercialização, a ANP e o Procon Manaus analisam as notas fiscais de aquisição dos postos e o histórico dos preços praticados na revenda. Com base nessa análise, é possível inferir se o repasse dos aumentos pelas distribuidoras é compatível com as elevações nos preços de comercialização ao consumidor”, afirmou Leonidas Araújo.

Atuação do Procon Manaus

Com o recente aumento no preço dos combustíveis, em razão do reajuste das alíquotas de tributos federais, como PIS e COFINS, o Procon Manaus intensificou as fiscalizações no setor. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, o órgão realizou ações para monitorar o mercado e identificar possíveis práticas abusivas, como reajustes sem justificativa.

O Código de Defesa do Consumidor assegura o direito à informação clara e transparente sobre os preços praticados e proíbe aumentos arbitrários que prejudiquem os consumidores. Os consumidores que identificarem possíveis irregularidades podem registrar denúncias pelo telefone 151 ou pelo e-mail proconmanaus@manaus.am.gov.br.

Leia mais

Mãe de empresário que atirou contra namorado de sua ex-esposa diz que está arrasada

Matheus Valadares

Polícia Civil prende ex-Bope suspeito de treinar traficantes do CV no Rio de Janeiro

Matheus Valadares

Caminhão pega fogo na avenida do Turismo, em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!