26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Projeto de Lei de Débora Menezes propõe reconhecimento à memória dos policiais falecidos em serviço no Amazonas

A deputada Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei n° 840/2023, que tem como objetivo homenagear os policiais que perderam a vida em serviço ou devido as atividades exercidas. A proposta pretende criar o ‘Dia em Memória dos Policiais Mortos em Serviços ou em Decorrência da Função’, que será celebrado dia 4 de abril, sendo incorporado ao Calendário Oficial do Amazonas.

A iniciativa visa destacar a importância do trabalho desempenhado pelos policiais e honrar a coragem e dedicação dos que faleceram cumprindo deveres profissionais. A data escolhida, 4 de abril, é uma oportunidade à sociedade prestar homenagens e reconhecer o sacrifício dos servidores públicos em prol dos cidadãos do Amazonas.

O Projeto de Lei tem ainda, segundo a justificativa, como finalidade conscientizar a população sobre a valorização da vida e da Segurança Pública. Com isso, a parlamentar busca promover reflexões acerca da importância da proteção e respeito aos profissionais que arriscam a vida diariamente para garantir a ordem e a segurança da sociedade.

A deputada também menciona na proposta, uma abordagem humanizada. Ela destaca a importância de reconhecer e homenagear os policiais, e ressalta o papel fundamental que desempenham na segurança da comunidade amazonense. A medida visa fortalecer o laço entre a sociedade e os profissionais da Segurança Pública.

“É fundamental que a sociedade compreenda o papel dos policiais e reconheça o risco que esses profissionais estão dispostos a enfrentar diariamente”, destacou a deputada.

Segundo a parlamentar, a aprovação do projeto fortalecerá o compromisso com a valorização e respeito aos profissionais da Segurança Pública, destacando a relevância do papel na sociedade amazonense.

“Não somente por vocação, mas também por uma questão legal, o policial tem a obrigação de garantir a segurança, prestando socorro mesmo não estando em serviço. A presença do policial é importante para transmitir e garantir a tranquilidade dos cidadãos. O policial atua na prevenção e no combate ao crime. Quando se perde um policial, perde a sua família, perde o Estado e a sociedade também”, justificou a deputada.

Débora Menezes reiterou também que o projeto reflete o compromisso com a valorização e respeito aos policiais do Amazonas, proporcionando um merecido reconhecimento àqueles que arriscam suas vidas diariamente para proteger a nossa população.

O PL segue em trâmite na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aguardando aprovação no plenário da Casa Legislativa. Caso aprovado, a data será integrada ao calendário oficial do Estado, onde poderá desempenhar ações de prevenção e políticas públicas voltadas à Segurança Pública do Amazonas.

Leia mais

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Farofa da Gkay: influenciadora adia evento e detalha situação

Marcilon Souza

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais