Com uma produção anual de 3,9 mil toneladas de queijo, o Amazonas vem ganhando destaque no setor de laticínios. Durante a 5ª ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, realizada em Minas Gerais, três queijarias amazonenses foram premiadas, reafirmando a qualidade dos produtos regionais.
Primeiramente, as vencedoras foram as queijarias Tradição D’Lourdes e Original, de Autazes, além da Leiteria Macurany, de Parintins. Juntas, elas conquistaram oito medalhas para o estado: quatro de ouro, três de prata e uma de bronze.
Idam presta assistência técnica às queijarias premiadas
Desde 2023, as três agroindústrias recebem orientação técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A assistência é conduzida pela engenheira de alimentos Carolina Ferrer Gonçalves, da Gerência Estadual de Apoio à Agroindústria (Geag), que atua na orientação, controle de qualidade e regularização das unidades.
De acordo com o gerente da Geag, Jarbas Breves, as queijarias estão regularizadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Amazonas (Adaf). Ademais, a legislação exige o acompanhamento de um responsável técnico para garantir o controle de qualidade da matéria-prima, dos produtos e do processo de fabricação.
Produtos do Amazonas ganham reconhecimento nacional e internacional
A premiação em Araxá é uma vitrine de destaque para queijarias artesanais. Portanto, o evento não apenas reconhece a qualidade dos produtos, mas também abre novas oportunidades comerciais nos mercados nacional e internacional.
A Queijaria Tradição D’Lourdes recebeu quatro medalhas de ouro nas categorias:
- Queijo Coalho de Leite Cru
- Queijo Coalho de Leite Pasteurizado
- Ricota Fresca de Búfala
- Queijo Coalho de Mistura de Leites
Já a Leiteria Macurany, de Parintins, conquistou três medalhas de prata nas categorias:
- Queijos de Manteiga Aromatizados de Leite Cru
- Queijo de Manteiga
- Queijo de Manteiga de Mistura de Leites