33.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Sedecti apresenta as potencialidades do Amazonas ao embaixador da Costa Rica no Brasil

FOTO/DIVULGAÇÃO

Durante o encontro, o secretário Serafim Corrêa destacou o sucesso econômico da Zona Franca de Manaus, ressaltando que a capital amazonense é o segundo maior polo de ar-condicionado split no mundo

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, recebeu o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, nesta quarta-feira (12/06), e apresentou as potencialidades do Amazonas, as vantagens competitivas e a capacidade empreendedora. Também foram discutidas as possibilidades de parcerias e fortalecimento das relações governamentais.

Durante o encontro, o secretário Serafim Corrêa destacou o sucesso econômico da Zona Franca de Manaus, ressaltando que a capital amazonense é o segundo maior polo de ar-condicionado split no mundo, perdendo apenas para a China. Além disso, enfatizou os esforços em andamento na construção do plano de bioeconomia da região.

“A reunião com o embaixador Norman Lizano Ortiz foi uma oportunidade para promover o intercâmbio entre o Amazonas e a Costa Rica, explorando novas formas de cooperação e fortalecendo os laços entre nossas regiões”, ressaltou Corrêa.

O embaixador Norman salientou que há todo interesse em contribuir e firmar parcerias com o Amazonas, destacando o enfoque do país no desenvolvimento sustentável.

“Temos todo o interesse em conhecer o modelo do Amazonas, os desafios que enfrenta e explorar formas de colaboração. Acredito que temos desafios similares no Amazonas e na Costa Rica, e é importante compartilhar conhecimento para fortalecermos nossas parcerias”, afirmou o embaixador.

Serafim Corrêa também compartilhou dados impressionantes sobre o sucesso da Zona Franca de Manaus, destacando seu faturamento em 2023, que alcançou quase 35 bilhões de dólares, e a geração de mais de 115 mil empregos diretos nas fábricas. Além disso, ressaltou que o Polo Industrial de Manaus é líder nacional na produção de televisores e em várias outras linhas de produção, incluindo concentrados para refrigerantes, celulares, motocicletas e placas-mãe para computadores, consolidando sua posição como o maior do Brasil.

O encontro também contou com a participação da secretária-executiva adjunta de Relações Institucionais, Tayana Rubim.

Leia mais

Eduardo Braga critica Marina Silva e confirma pré-candidatura ao Senado em defesa da BR-319

Matheus Valadares

Renato Júnior critica Águas de Manaus por danos em vias recém-asfaltadas pela Prefeitura

Matheus Valadares

Polícia desarticula heliporto do tráfico em Itamarati, no interior do AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!