8 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Senadores do Amazonas aprovam PL contra barreiras comerciais

A expectativa é que a Câmara dos Deputados analise o projeto ainda nesta semana

FOTO/REPRODUÇÃO

Os senadores do Amazonas, Eduardo Braga, Omar Aziz e Plínio Valério, votaram a favor do Projeto de Lei 2.088/2023. Essa proposta estabelece medidas para responder a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros.

A proposta, de autoria do senador Zequinha Marinho, teve aprovação na manhã da última terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos e ocorreu em caráter terminativo, permitindo o envio direto à Câmara dos Deputados após um prazo de cinco dias. No mesmo dia, o texto recebeu aprovação unânime no plenário do Senado.

A expectativa é que a Câmara dos Deputados analise o projeto ainda nesta semana. O PL autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos econômicos que dificultam a entrada de produtos nacionais no mercado global.

Essa aprovação acontece em um contexto de crescente preocupação com as taxações impostas pelos Estados Unidos a produtos de parceiros comerciais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso essas medidas alcancem o Brasil, o país poderá adotar o princípio da reciprocidade e impor tarifas de retaliação.

Embora o Brasil tenha um déficit comercial com os EUA, a escalada da guerra comercial pode gerar impactos indiretos na economia nacional.

 

Leia mais

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Conheça a casa do BBB 26: primeiras fotos são reveladas

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!