25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
DestaquesPolĂ­tica

STF suspende foro privilegiado de defensores e procuradores do Amazonas

A Constituição Estadual não pode, de forma discricionária, estender o foro por prerrogativa de função a autoridades não apontados pela Constituição da República.

Com esse entendimento, o Supremo Tribunal Federal referendou medida cautelar concedida pelo relator, ministro Luís Roberto Barroso, em cinco ADIs movidas pela Procuradoria-Geral da República contra dispositivos de Constituições Estaduais que garantiam foro por prerrogativa de função a autoridades locais que não estão listadas na Constituição Federal.

Por unanimidade, em julgamento no Plenário virtual, o Supremo suspendeu o foro privilegiado a defensores públicos do Pará e de Rondônia, defensores públicos e procuradores de Alagoas e Amazonas, além de defensor público-geral e chefe-geral da Polícia Civil de Pernambuco.

No voto, Barroso ressaltou que a regra geral Ă© que todos devem ser processados pelos mesmos ĂłrgĂŁos jurisdicionais, em atenção aos princĂ­pios republicano (artigo 1Âş), do juiz natural (artigo 5Âş, inciso LIII) e da igualdade (artigo 5Âş, caput), previstos na Constituição Federal. “Apenas excepcionalmente, e a fim de assegurar a independĂŞncia e o livre exercĂ­cio alguns cargos, admite-se a fixação do foro privilegiado”, destacou.

O relator observou que a prerrogativa de foro constitui uma exceção a direitos e princĂ­pios fundamentais, que sĂŁo normas que se sobrepõem Ă s demais regras constitucionais. “A margem de discricionariedade para a definição de normas de competĂŞncia dos tribunais de Justiça, portanto, Ă© limitada”, afirmou.

Segundo Barroso, o Supremo já analisou a matĂ©ria no julgamento da ADI 2.553, sobre uma norma da Constituição do MaranhĂŁo que atribuĂ­a foro criminal originário perante o Tribunal de Justiça aos procuradores de Estado, procuradores da Assembleia Legislativa, defensores pĂşblicos e delegados de PolĂ­cia. “O precedente deve ser observado no presente caso”, concluiu o ministro.

Leia mais

VEJA: Suposto amigo ex3cut@ homem a tiros dentro de táxi em Iranduba

Matheus Valadares

Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Matheus Valadares

Jojo Todynho vira “mĂŁe Ă  distância” e bancará jovem angolano atĂ© o ensino superior

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais