Dois integrantes da United States National Guard sofreram disparos nesta quarta-feira (26) a poucos quarteirões da White House, no centro de Washington, de acordo com autoridades locais. A informação é da secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem.
O incidente teria ocorrido por volta das 14h15 locais, na esquina das ruas 17th e I Streets NW, nas proximidades da estação de metrô Farragut West. Na sequência, a polícia local informou que um suspeito já está sob custódia e as autoridades isolaram a área.
Veículos de emergência e um helicóptero chegaram ao local, e pelo menos três pessoas — incluindo os dois soldados da Guarda Nacional — receberam transporte até hospitais. O estado de saúde deles é considerado grave.
A presença da Guarda Nacional na capital decorre de uma mobilização federal iniciada em agosto de 2025, determinada pelo presidente Donald Trump. Ela ocorre como parte de ações de segurança pública em Washington.
Em pronunciamento nas redes sociais, Trump condenou o ataque e afirmou que o suspeito responderá com rigor pelo crime. A Casa Branca declarou que o presidente já está ciente do ocorrido e permanece monitorando a situação.
As autoridades federais, locais e a força-tarefa da capital responderam prontamente ao incidente, enquanto as investigações continuam em andamento.
