28.3 C
Manaus
29 de março de 2024
CidadeDestaques

UBSs registra aumento de atendimento para Covid-19

Embora as autoridades ainda não confirmem que Manaus esteja passando por uma segunda onda de Covid-19, a capital voltou a registrar um aumento de novos casos no último mês, além de alta no número de internações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), houve crescimento na demanda de casos suspeitos da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) preferenciais para esse atendimento.

Manaus já registrou até o momento 46,6 mil casos de Covid-19. O número total de casos da doença no Amazonas passou de 129,5 mil. A quantidade de mortes em decorrência da doença, desde o início da pandemia, é de 3.931, conforme dados da FVS-AM divulgados nesta quinta-feira (17).

Nos dez primeiros dias do mês de agosto foram registrados 2.045 novos casos em Manaus. No mesmo período de setembro, esse número chegou a 2.263 confirmações, um aumento de 10,6%, segundo dados do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Diante do cenário, a Prefeitura de Manaus informou que deve anunciar, nesta sexta-feira (18), novas estratégias de combate à propagação da Covid-19.

No mesmo período, de 1º a 10 de agosto, e de 1º a 10 de setembro, o número de internações por Covid-19 na capital subiu de 86 para 91. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que o Hospital Delphina Aziz, em Manaus, que seria aberto para outras enfermidades, permanecerá sendo a unidade referência para o tratamento de Covid-19.

Para o governo estadual, essa desaceleração na queda de casos e aumento de internações é reflexo das aglomerações. De acordo com a FVS-AM, esse comportamento vem favorecendo a propagação do vírus, tendo relação direta com as atividades recreativas do último feriado, em balneários (incluindo a Ponta Negra), bares, casas noturnas, festas, confraternizações de aniversário e casamento.

Outras aglomerações, que incluem, por exemplo, as convenções partidárias em função do período eleitoral, também justifica a intensificação da transmissão, principalmente na faixa etária entre 30 e 49 anos.

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram desrespeito às normas sanitárias de distanciamento social e do uso obrigatório de máscara, que estão em vigor em todo o estado desde o início da pandemia do novo coronavírus.

A primeira onda ocorreu durante os meses de abril e maio, quando o sistema público de saúde entrou em colapso, com quase 100% de ocupação. A capital amazonense acabou sofrendo colapso, também, no sistema funerário e o número de mortes ficou 108% acima da média histórica. Na época, caixões tiveram que ser enterrados empilhados e em valas comuns no maior cemitério público da capital.

UBSs preferenciais

Os horários de atendimento seguirão a rotina da UBSs de horário ampliado – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos sábados, das 8h às 12h. A Clínica da Família Carmen Nicolau funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h e sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Nos locais, são realizados acolhimento, consultas, testagem rápida e dispensação de medicamentos. Se o quadro demandar, o paciente é encaminhado aos serviços hospitalares.

Distrito Leste

  • UBS ALFREDO CAMPOS – rua André Araújo, s/nº – Zumbi 2
  • UBS DR. JOSÉ AMAZONAS PALHANO – rua Antônio Matias, São José 2
  • UBS MARIA LEONOR BRILHANTE – avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

Distrito Norte

  • UBS AUGIAS GADELHA – rua A, nº 15 – Cidade Nova 1
  • UBS BALBINA MESTRINHO – rua 17, nº 170 – Cidade Nova
  • UBS MAJOR SÁLVIO BELOTA – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina

Distrito Sul

  • UBS JOSÉ RAYOL DOS SANTOS – avenida Constantino Nery, Chapada
  • UBS MORRO DA LIBERDADE – rua São Benedito, Morro da Liberdade

Distrito Oeste

  • UBS DEODATO DE MIRANDA LEÃO – avenida Presidente Dutra, Glória
  • UBS LEONOR DE FREITAS – avenida Brasil, s/nº – Compensa 2
  • CLÍNICA DA FAMÍLIA CARMEN NICOLAU – rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul

Novas UBS Preferenciais seguirão o horário de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

  • Zona Norte: UBS Arthur Virgílio
  • Zona Sul: UBS Dr. Luiz Montenegro, UBS Theomário Pinto e Theodomiro Garrido
  • Zona Leste: UBS Ivone Lima e UBS Gebes de Medeiros
  • Zona Oeste: UBS Santos Dumont

Leia mais

Prefeita Patrícia Lopes inaugura em tempo recorde a nova Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Central de Jornalismo 2

Faixa de Gaza: mais 32 mil mortos após 175 dias de guerra

Matheus Valadares

Gilmar Mendes vota por ampliar alcance de foro privilegiado no STF

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais