Entrar no parque Gigantes da Floresta é reviver momentos felizes e emoções da infância. Além disso, com estética inspirada na Amazônia, o espaço encanta visitantes. Criado pela Prefeitura de Manaus, ultrapassou 3 milhões de visitantes em março deste ano. Dessa forma, inaugurado há pouco mais de oito meses, o projeto inovador do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) garante inclusão e acessibilidade para todos.
O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, celebrou a marca histórica. “O projeto tem grande recepção e carinho da população das zonas Norte e Leste. Com mais de 3 milhões de visitantes, reforça seu impacto e importância. Por isso, seguimos trabalhando para avançar ainda mais”, afirmou.
Para o vice-presidente do instituto, Antônio Peixoto, o parque é “extremamente lindo”. Segundo ele, o espaço é inclusivo e democrático, com a maior praça molhada da cidade. “Desde a inauguração, há sempre fila de crianças para brincar. Portanto, se você ainda não conhece o Gigantes da Floresta, fica o convite. Afinal, a cidade abraçou essa experiência”, comentou.
Cenários
Localizado entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, o parque conta com brinquedos inclusivos para Pessoas com Deficiência (PcDs) e mobilidade reduzida, como gangorras, balanços e carrossel. A primeira etapa foi inaugurada em 4 de julho e a segunda em 10 de outubro de 2024. No total, o espaço possui um portal de entrada, sete cenários e mais de 1.290 esculturas e elementos lúdicos.
Além disso, com 18.453 metros quadrados, o parque dispõe de câmeras de segurança, guardas municipais 24 horas, motos, quadriciclos e viaturas. Os animais gigantes são lúdicos, instagramáveis e estimulam a imaginação sobre a Amazônia.
“Os espaços que criamos influenciam emoções, pensamentos e criatividade. Esse ambiente lúdico, por sua vez, transmite inspiração e liberdade por ser amplo e ao ar livre. Afinal, a arquitetura molda decisões e estados emocionais”, destacou o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.
Funcionamento
O parque abre de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. A praça molhada funciona a partir das 17h. Já às segundas e terças-feiras, são reservadas para manutenção dos brinquedos, das estruturas gigantes e da praça molhada, que tem 3,6 mil metros quadrados e uma lâmina d’água de 25 centímetros.
A gestão do complexo envolve diversas secretarias municipais, como Semacc, Semseg e Semulsp, garantindo segurança e limpeza. Além disso, equipes de monitores auxiliam no entretenimento e cuidado das crianças. O parque também oferece banheiros masculinos, femininos, para PcDs e famílias.