O clima de animosidade entre Rússia e Ucrânia foi explicitado por representantes dos países do Leste Europeu, tendo o vídeo do momento viralizado nas redes sociais. Um membro da delegação russa e um deputado ucraniano trocaram socos e pontapés em um evento no Parlamento de Ancara, capital da Turquia, nesta quinta-feira (4).
O representante da Rússia, identificado pela imprensa internacional como Valery Stavitsky, arrancou a bandeira da Ucrânia das mãos do deputado Oleksandr Marikovsky, que a sacudia atrás da delegada russa Olga Timofeeva, enquanto ela dava uma entrevista.
O ucraniano, por sua vez, seguiu o russo e revidou com um soco, dando início a um embate físico entre os dois.
Os dois precisaram ser separados após a confusão. Mustafa Şentop, porta-voz e responsável pelo evento, interveio e exigiu que os políticos fossem retirados do salão.
– Quem nós autorizarmos a falar vai falar aqui. Não vou deixar ninguém perturbar a paz e a ordem desta reunião. Se alguém tiver essa intenção, saia – determinou Şentop.
O deputado ucraniano é do partido Servant of the People (Servo do Povo, em português), o mesmo do presidente Volodymyr Zelensky. Em sua página em uma rede social, ele compartilhou o vídeo da confusão com a legenda: “Patas fora da nossa bandeira, patas fora da Ucrânia, bastardo russo!”.
Rússia e a Ucrânia estão em guerra desde fevereiro de 2022, quando as tropas do Kremlin invadiram o país vizinho.