23.3 C
Manaus
9 de janeiro de 2026
BrasilDestaques

5G puro chega a todas as cidades brasileiras

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (2), todos os 5.570 municípios do Brasil estão aptos a receber a ativação do 5G standalone, o 5G “puro”. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a EAF (Entidade Administradora da Faixa) concluíram a limpeza da faixa de 3,5 GHz, antes utilizada por serviços de satélites e radiodifusão.

A medida integra as metas do edital do leilão do 5G, realizado em 2021. As operadoras Claro, TIM e Vivo, que compõem a EAF, lideraram os esforços para liberar a faixa, além de implementar infovias fluviais na Amazônia e instalar redes privativas e seguras para o governo federal. A rede 5G apresenta velocidade média de 300 Mbps (megabits por segundo) —cinco vezes superior ao 4G.

Nos locais que ainda não têm acesso à tecnologia, a instalação dependerá do planejamento de cada operadora. Pelo edital, as prestadoras têm até 31 de julho de 2029 para atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes.

No entanto, o 5G “puro” promete uma velocidade média de 1 Gbps (gigabit por segundo), dez vezes maior que o antecessor, podendo chegar a 20 Gbps. Ou seja, a velocidade de 400 Mbps obsevada é alta, mas ainda está longe do objetivo.

O 5G chegou ao Brasil em julho de 2022, inicialmente em Brasília. Desde então, a cobertura foi ampliada para municípios com mais de 500 mil habitantes. Atualmente, 770 cidades contam com a rede em funcionamento, atendendo 35 milhões de pessoas.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz foi concluída com 14 meses de antecedência. Segundo Vinícius Caram, conselheiro da Anatel, o feito reflete o sucesso do modelo de implementação de política pública e o compromisso de levar o 5G à população brasileira.

A iniciativa incluiu a instalação de filtros e kits para evitar interferência de outros serviços no sinal do 5G. Coordenado pela EAF, o programa Siga Antenado distribuiu mais de 4,3 milhões de kits gratuitos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal. Na última etapa, 190 municípios tiveram a faixa liberada.

Leandro Guerra, presidente da EAF, diz que o avanço traz impactos positivos à conectividade, atende às necessidades das famílias de menor renda e fortalece a infraestrutura de telecomunicações no Brasil.

A Anatel oferece painéis de dados para acompanhar a expansão do 5G, informando cidades com a faixa liberada, estações licenciadas e modelos de celulares compatíveis.

A EAF continuará a distribuir kits de parabólica digital gratuitamente para famílias que dependem desse serviço. Interessados podem verificar a elegibilidade pelo site Siga Antenado ou pelo telefone 0800729 2404.

Leia mais

Saída dos EUA da UNFCCC e do Fundo Verde do Clima preocupa ONU

Matheus Valadares

Flamengo faz terceira oferta por Kaio Jorge, mas Cruzeiro rejeita

Matheus Valadares

VEJA: Cobra jiboia é resgatada de telhado em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!