14 de fevereiro de 2026
AmazonasDestaques

Bombeiros retomam buscas por sete desaparecidos após naufrágio no Encontro das Águas

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

O Governo do Amazonas organizou uma força-tarefa para atuar no resgate das vítimas do naufrágio ocorrido no início da tarde de sexta-feira (13/02), na região do Encontro das Águas. A ação mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança, além de profissionais da assistência social e da saúde. Ao todo, ocorreu o resgate de 71 pessoas com vida. Até o momento, há dois óbitos confirmados e sete pessoas seguem desaparecidas.

Os passageiros estavam na lancha rápida Lima de Abreu XV. A embarcação partiu de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte e afundou ainda nas proximidades da capital. Posteriormente, a polícia deteve o condutor da embarcação na noite de ontem (13) e o conduziu ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Em seguida, as autoridade o encaminharam à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), onde presta depoimento.

As buscas pelos desaparecidos continuam na manhã de sábado (14/02), com a atuação de 25 bombeiros mergulhadores, seis embarcações do Corpo de Bombeiros e 20 agentes da Defesa Civil. Todos operam com duas lanchas.

Morte de criança confirmada

Entre as vítimas confirmadas estão uma criança, de aproximadamente três anos, e uma mulher. Naquela ocasião, pessoas de outras embarcações conseguiram retirar a criança da água. Depois, o Samu a encaminhou ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, mas ela deu entrada já sem vida. Portanto, as duas vítimas permanecem no Instituto Médico Legal (IML) para identificação e posterior liberação às famílias.

Divulgação

 

Durante a operação, foram empregadas cinco lanchas — três do Corpo de Bombeiros, uma da Polícia Militar e uma da Polícia Federal — além de dois drones, três ambulâncias dos Bombeiros, uma ambulância do Samu, um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e uma embarcação da Capitania dos Portos.

O comandante do Comando de Bombeiro Militar Especializado, coronel Helliton Silva, afirmou que, desde o primeito momento, ocorreu a mobilização de todos os recursos disponíveis. Ele ressaltou a importância da integração entre os órgãos estaduais para garantir a segurança da operação.

Os 71 sobreviventes foram trazidos para Manaus ainda na noite de sexta-feira, com desembarque no Porto Privatizado, no Centro. O Governo do Estado disponibilizou psicólogos e assistentes sociais, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Combate à Fome, para atendimento aos familiares e apoio na identificação da lista de passageiros.

A rede hospitalar estadual permaneceu preparada para receber possíveis vítimas, conforme o Plano de Contingência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Quatro adultos deram entrada em unidades da capital. Dois seguem sob acompanhamento multidisciplinar, com quadro estável. Outros dois receberam atendimento, realizaram exames e tiveram alta com orientações médicas.

Leia mais

Edilson Capetinha é expulso do BBB 26 após briga com Leandro Boneco

Matheus Valadares

Garoto sai da escola para nadar com amigos e morre afogado no bairro Educandos

Matheus Valadares

Mãe entrega colete ao filho e desaparece após naufrágio no Encontro das Águas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!