As notícias de que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) pretende aumentar o salário dos vereadores, ainda este ano, foram desmentidas nesta quarta-feira (22), pelo presidente em exercício da Casa Legislativa, Hiram Nicolau (PSD), e por outros vereadores, que se pronunciaram durante a sessão plenária e trataram o assunto como notícia falsa (fake news).
Mesmo sem ter os vencimentos reajustados há aproximadamente oito anos, os parlamentares foram enfáticos em desmentir a informação, explicando que, além de não haver nenhum projeto nesse sentido, a medida só iria contrapor todo o trabalho feito até agora, no enfrentamento aos efeitos negativos causados pela pandemia do novo coronavírus.
Questionados nas redes sociais e até nas ruas, os vereadores fizeram questão de esclarecer a situação, principalmente depois que o arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que é membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, se manifestou pedindo que os vereadores não reajustem os salários, como forma de colaboração no combate à crise econômica que atinge a população manauara.
“Nos últimos dias, tenho recebido inúmeras mensagens, que me pegaram de surpresa, que falam sobre possível reajuste dos salários de vereadores, secretários, prefeito e vice-prefeito. Cheguei a gravar um vídeo para expressar a minha opinião sobre isso, e deixei claro que seria contra, caso fosse apresentado algum projeto nesse sentido. Algo que não aconteceu”, disse o presidente em exercício.
Equivocada
Em nome dos 41 vereadores, Hiram Nicolau lamentou que a informação tenha sido veiculada e chegada da forma mais equivocada possível, ao conhecimento de Dom Sérgio e dos demais membros do comitê que combate a corrupção. Ele se colocou à disposição do religioso para esclarecer os fatos.
“Dom Sérgio Castriani é de suma relevância dentro do comitê, mas usaram o nome dele para criar uma repercussão diante da notícia. Pura maldade com a Câmara e com o próprio Dom Sérgio, o qual acredito ter sido mal informado ou enganado. Eu não posso votar o que não existe, o que não foi apresentado. Estamos à disposição para ir ao encontro de Dom Sérgio, para falar a verdade, passar a informação verdadeira, porque não se discute aqui, algo que não foi apresentado”, disse Nicolau.
Consenso
Além de Hiram Nicolau, também se pronunciaram sobre o assunto os vereadores Sassá da Construção Civil (PT), Roberto Sabino (Podemos), Coronel Gilvandro Mota (PSDB), Elias Emanuel (PSDB), Gedeão Amorim (MDB), Marcel Alexandre (Podemos), Mirtes Salles (Republicanos), Dante (PSDB) e Wallace Oliveira (Pros).
Elias Emanuel (PSDB) fez referência ao congelamento de quase oito anos de salário, e ressaltou que não deixará de ouvir o povo em relação ao assunto. Ele reforçou que, apesar dos comentários, não há nenhuma matéria de reajuste salarial em tramitação na Câmara de Manaus, e que, se houvesse, votaria contra.
Wallace Oliveira, que é o presidente da Comissão de Ética, também se disse contrário a qualquer reajuste nesse momento, na CMM.