26.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
BrasilDestaques

Conta de luz vai subir mais que a inflação em 2024, prevê Aneel

Foto: Divulgação

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, afirmou nesta 2ª feira (22.jan.2024) que a conta de luz dos brasileiros deve crescer 5,6% neste ano.

O valor para 2024 supera o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), estimado para 3,9%. No ano passado, a agência reguladora disse que a alta seria de 6,8%, mas o aumento efetivo foi de 5,9%.

Feitosa citou algumas razões para a previsão. Dentre elas, estão o aumento da rede de energia –impulsionada pela “expansão natural” do país– e “encargos setoriais”, definidos pelo governo e pelo Congresso Nacional.

A declaração foi dada em entrevista à CNN, depois de ser questionado sobre o impacto da fortes chuvas que atingiram principalmente os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul nas últimas semanas e deixaram parte da população sem energia.

Segundo Sandoval, sempre que há a interrupção de fornecimento de energia, o consumidor é ressarcido e as empresas responsáveis pela falta do serviço recebem multas administrativas. O diretor-geral também declarou que a agência reguladora está fiscalizando empresas responsáveis pelos serviços de distribuição.

“Quando nós fazemos um retrato dos últimos 5 anos, as multas aplicadas a essas empresas foram bem elevadas”, disse. “Desde o 1º momento, a Aneel atuou com vigor, atuou cobrando ações das empresas, e, ao longo de todos esses anos, foram aplicadas multas bastante elevadas”.

Leia mais

Idoso desaparecido em área de mata é encontrado após três dias em Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Trump pede prisão de governador e prefeito democratas e ameaça enviar tropas a Chicago

Matheus Valadares

Vídeo mostra detento rebolando na “boca da garrafa” sob ordens de facção dentro de delegacia no AM

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!