26.3 C
Manaus
17 de maio de 2024
BrasilDestaques

PF diz ao STF que irá ouvir depoimento de Jair Bolsonaro

Os presidentes da República, Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, fazem declaração à imprensa no Planalto

A Polícia Federal informou ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá ouvir Jair Bolsonaro no inquérito que apura uma suposta interferência política do presidente na PF.

Em ofício enviado ao STF, a PF pede mais 30 dias para concluir o inquérito. O pedido foi feito pela delegada Christine Machado, que conduz as investigações.

A prorrogação é um ato natural ao processo. De acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, alguns questionamentos encaminhados ao governo ainda não foram respondidos.

A PF aguarda, por exemplo, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, responder sobre as reclamações ou dificuldades na escolha de nomes na segurança de Jair Bolsonaro e de seus familiares.

Em ofício encaminhado ao Planalto no dia 19, a PF fez quatro pedidos ao ministro para tentar entender se o presidente da República se referia a sua segurança pessoal ao ameaçar mudanças no Rio durante reunião ministerial em 22 de abril.

A polícia cobra de Heleno informações sobre as trocas ocorridas no comando da chefia da segurança de Bolsonaro e família no anos de 2019 e 2020 e o detalhamento de “eventuais óbices ou embaraços” a nomes escolhidos para a função.

Os policiais também aguardam a perícia do celular do empresário Paulo Marinho. O aparelho do ex-aliado do presidente foi entregue na quinta (28) aos peritos da Superintendência da PF no Rio.

As investigações contra o presidente Jair Bolsonaro foram abertas em abril, a pedido da PGR, após o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, acusar o presidente de tentar interferir no comando da PF e Superintendência do Rio. Bolsonaro nega a acusação.

Leia mais

Delegado Pablo lança pré-candidatura a vereador em Manaus e afirma: “faltam políticos de direita”

Matheus Valadares

Ecomusic – Festival da Canção premiará R$ 7000 para composições inéditas

Matheus Valadares

Instituto Ana Maria Bento, no Conjunto Viver Melhor, oferece reforço escolar com super desconto

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais