23.3 C
Manaus
8 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Pré-candidatos estão proibidos de apresentar programa de rádio e tv a partir de quinta-feira

A partir da próxima quinta-feira (30/06), pré-candidatos às eleições deste ano estão proibidos de apresentar ou comentar programas de rádio, tv e internet. A infração a essa regra pode resultar em multa de R$ 21.282 a R$ 106.410 (duplicada em caso de reincidência) à emissora e no cancelamento do registro de candidatura.

Entre os pré-candidatos que devem se afastar dessas atividades está o apresentador Mário Cesár Filho, que se filiou ao União Brasil – partido do governador Wilson Lima – e concorrerá a deputado estadual. Ele já está afastado do programa jornalístico que apresentava desde maio deste ano.

O filho do ex-deputado Wallace Souza, Willace Souza (Avante), que é pré-candidato a deputado estadual, e a jornalista Liliane Araújo (Avante), que buscará uma vaga na Câmara dos Deputados, também devem seguir a regra.

Além deles, os deputados João Luiz (Republicanos) e Álvaro Campelo (PV), que buscarão reeleição, vão precisar se afastar das atividades nos meios de comunicação.

Mais condutas proibidas

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de 6 de agosto, as emissoras estarão proibidas de veicular pesquisa ou qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar a pessoa entrevistada ou em que haja manipulação de dados. A proibição é válida, inclusive, nos conteúdos em forma de entrevista jornalística.

Também não será permitido dar tratamento privilegiado a determinado candidato, legenda, federação ou coligação e veicular filmes, novelas e qualquer tipo de programa que faça alusão ou crítica aos participantes da eleição.

Neste último caso, a única exceção ocorre em programas jornalísticos ou debates políticos. Mas, de acordo com a norma, o convite a candidatas e candidatos mais bem colocados nas pesquisas para participar de entrevistas não configura, por si só, tratamento privilegiado, desde que não haja abuso nem excessos.

 

Fonte: AM1

Leia mais

Presidente do Equador sobrevive a atentado em meio à onda de protestos no país

Matheus Valadares

Preso em Manaus suspeito de aplicar golpes com empresas falsas

Matheus Valadares

Conselho de Ética abre processos contra Marcos Pollon, Van Hattem e Zé Trovão por motim na Câmara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!