26.3 C
Manaus
18 de maio de 2024
DestaquesMundo

Resposta de Putin à rebelião do líder do grupo de mercenários foi “fraca”, diz Zelensky

Imagem: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a resposta de Vladimir Putin à tentativa de rebelião do grupo de mercenários Wagner foi fraca e assegurou que o mandatário russo está perdendo o controle de seu próprio povo.

Em entrevista à “CNN” no domingo, o presidente declarou que “todo aquele poder vertical” que Putin tinha “está desmoronando”.

“Vemos a reação de Putin. É fraca”, disse Zelensky à jornalista Erin Burnett da “CNN” em Odessa, em uma entrevista que será exibida na íntegra na próxima quarta e fragmentos da qual foram ao ar hoje.

Em 24 de junho, um grupo de militares do grupo, liderado por Yevgeny Prigozhin, iniciou uma revolta e, após se declarar à revelia, ocupou a cidade de Rostov, no Don, e enviou quatro colunas em direção a Moscou.

Um dia depois, o próprio líder do grupo Wagner anunciou sua retirada, após a mediação do presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, e o retorno de seus combatentes às bases permanentes. Após um acordo com o Kremlin, Prigozhin mudou-se para Belarus e não pode haver acusações contra ele.

O objetivo declarado de Prigozhin, que não conseguiu alcançar, era a destituição do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Valery Gerasimov, a quem há meses responsabiliza pelos reveses militares na Ucrânia e pelo alto número de baixas entre as forças russas.

Na opinião de Zelensky, o que aconteceu mostra que Putin “não controla tudo”. “O fato de Wagner penetrar profundamente na Rússia e dominar certas regiões mostra como é fácil fazer isso. Putin não controla a situação nas regiões”, disse Zelensky na entrevista.

O presidente ucraniano afirmou que, embora os esforços de Kiev tenham se concentrado em recuperar território no sul e leste da Ucrânia, seu objetivo final é libertar a Crimeia, a península anexada pela Rússia em 2014.

“Não podemos imaginar a Ucrânia sem a Crimeia. E embora a Crimeia esteja sob ocupação russa, isso significa apenas uma coisa: a guerra ainda não acabou”, disse.

Se o território não for liberado, acrescentou, não pode ser considerado uma vitória.

EFE

Leia mais

Copa do Brasil de Flag Football acontece neste fim de semana na Vila Olímpica de Manaus

Marcilon Souza

‘Jiquitaia’ sai na porrada com outra mulher por causa de ‘presente de Deus’, no interior do Am

Matheus Valadares

Tradicional ‘Baile Rosas de Maio’ reúne terceira idade e elege a rainha da 16ª edição

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais