25.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
AmazonasDestaques

TRE e SSP confirmam Lei Seca no Amazonas no dia da eleição

Imagem: Reprodução

O Amazonas vai ter Lei Seca no dia da eleição, 2 de outubro. A portaria conjunta 930/2022 do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) e SSP (Secretaria de Segurança Pública) proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em bares, restaurantes, supermercados, mercearias e estabelecimentos similares e em locais abertos ao público.

O período da proibição foi reduzido em relação a eleição de 2020 e vai de 0h até as 18h do dia do pleito. Se houver segundo turno, dia 30, também será adotada a restrita. Em 2020 a proibição começou às 22h do dia anterior à eleição.

Cada estado tem autonomia para decidir pela proibição de venda e consumo de bebidas alcóolicas nos dias que antecedem a eleição. A decisão é em conjunto entre os tribunais regionais e secretarias de segurança pública. Cinco estados já anunciaram Lei Seca este ano: Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio Grande do Norte.

No segundo turno de 2018, 40 bares foram fechados em Manaus por violação à determinação do TRE-AM. Na eleição de 2020, no segundo turno, foram fechados 79 estabelecimentos.

O descumprimento da Lei Seca caracteriza prática de crime de desobediência, previsto no artigo 347 do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/1965). A pena é prisão de três meses a um ano.

Na justificativa da portaria, TRE-AM e SSP consideram que “o voto consciente deve prevalecer em prol do fortalecimento do processo democrático, sendo certo que a bebida alcoólica, embora tenha consumo liberado em nossa sociedade, afeta a capacidade de discernimento do ser humano”.

O texto da portaria diz também que “o consumo de bebidas alcoólicas, no dia das eleições, comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto” e que a proibição mostrou eficácia em eleições anteriores, “na redução do número de ocorrências registradas e na contenção de distúrbios nos locais de votação”.

A portaria conjunta 930/2022 é assinada pelo presidente do TRE-AM, (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador Jorge Manuel Lopes Lins, pela vice-presidente, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, e pelo secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.

Leia mais

Grupo de motoqueiros é indiciado por ataque violento a agente da Polícia Federal

Matheus Valadares

Flamengo vence o Deportivo Táchira e quebra jejum

Matheus Valadares

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por apagão na cidade

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>