33.3 C
Manaus
28 de setembro de 2024
AmazonasDestaques

Wilson Lima se encontra com estudantes para destaca iniciativas sustentáveis para o AM

(Foto: Janailton Falcão/Secom)

O governador Wilson Lima apresentou iniciativas do Governo do Amazonas para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do estado, nesta segunda-feira (13), em encontro com alunos de pós-graduação e professores das universidades do Colorado (Estados Unidos) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A roda de conversa com estudantes de mestrado de temas como meio ambiente, energia e sustentabilidade foi realizada em um espaço do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, no Centro de Manaus, contando com a presença do secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado, Eduardo Taveira.

O convite ao governador foi feito pela organizadora do evento a  professora Colleen Lyons, diretora de pesquisa da universidade americana e líder de projetos da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), que atua em áreas como turismo sustentável, gestão ambiental e desenvolvimento comunitário.

Durante a conversa, o governador falou aos 25 participantes estrangeiros, amazonenses e de outros estados brasileiros, como Pará e Bahia, sobre os desafios de estar à frente do maior estado brasileiro, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados,apresentou programas como a Zona Franca de Manaus (ZFM), Guardiões da Floresta, Escola da Floresta e o recém-lançado Amazonas 2030. Wilson Lima destacou a importância de conciliar a proteção ambiental com o desenvolvimento socioeconômico, especialmente em um estado com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, onde a preservação da cobertura florestal e o desenvolvimento econômico devem andar de mãos dadas.

O governador também mencionou a COP 28, onde lançou o programa Amazonas 2030, destinado a reduzir o desmatamento no estado e a promover o uso de créditos de carbono para alcançar desmatamento líquido zero em seis anos. Outras iniciativas incluem o Água Boa, que fornece água potável para comunidades do interior, e pagamentos por serviços ambientais através do programa Guardiões da Floresta.

“Quero dizer que estou muito feliz em recebê-los para que entendam um pouco da complexidade da nossa Amazônia, que está sempre nas manchetes dos jornais com foco nas mudanças climáticas como secas e cheias, mas como alguém que nasceu no interior dessa região, digo que é fundamental o mundo saber como aliar a proteção da floresta com o desenvolvimento sustentável, social e econômico do nosso povo”, declarou, em inglês, o governador Wilson Lima.

(Foto: Janailton Falcão/Secom)

Wilson Lima mostrou os objetivos do programa Amazonas 2030, lançado por ele na Conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP 28), voltado à redução do desmatamento no estado e que será executado com recursos arrecadados a partir da venda de créditos de carbono. O objetivo é alcançar o desmatamento líquido zero no estado nos próximos seis anos.

O governador também falou de ações como o Água Boa, que tornam potável a água captada dos rios em comunidades do interior a partir de 500 estruturas; o Guardiões da Floresta, um dos maiores sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais do planeta, que beneficia atualmente 8,2 mil famílias de 28 Unidades de Conservação Ambiental; e a Escola da Floresta, que prevê construções sustentáveis e o ensino de tecnologia, inovação e sustentabilidade às pessoas que vivem em locais isolados ou de difícil acesso.

Wilson Lima enfatizou que todas essas medidas são fundamentais para o futuro sustentável do Amazonas, reforçando o compromisso do estado em ser um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo. O encontro não apenas ilustrou os esforços do Amazonas em áreas de sustentabilidade e conservação, mas também serviu como uma plataforma de diálogo entre acadêmicos e políticos sobre práticas ambientais eficazes.

Leia mais

Prefeitura de Manaus atende oito ocorrências em razão de chuva

Marcilon Souza

Gusttavo Lima realiza primeiro show após revogação de prisão

Marcilon Souza

LALIGA pedirá prisão por ofensas racistas em Atlético x Real Madrid

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais