A desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 57% dos eleitores, o pior índice desde o início do mandato. Quem traz o resultado é a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 4.
Por outro lado, a aprovação da gestão do petista ficou em 40%, marcando a menor taxa desde janeiro de 2023.
Confira os resultados detalhados da pesquisa:
– Aprova: 40% (na pesquisa divulgada em abril, eram 41%)
– Desaprova: 57% (eram 56%)
– Não sabe/não respondeu: 3% (mesmo percentual de abril)
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre 29 de maio e 1º de junho, com 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país. O nível de confiança é de 95%.
Outros resultados importantes
Economia
Primeiramente, a pesquisa aponta a percepção de que a economia piorou nos últimos 12 meses do governo Lula caiu de 56%, em abril, para 48% agora.
Em contrapartida, 18% dos brasileiros acreditam que a economia melhorou, um aumento em relação aos 16% de abril. Além disso, 30% consideram que as contas financeiras ficaram do mesmo jeito, ante 26% anteriormente. Outros 4% não souberam ou não responderam.
Fraudes no INSS
A pesquisa também abordou as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com os dados, 31% dos entrevistados acreditam que o governo Lula é o principal responsável pelos desvios de dinheiro de aposentados e pensionistas. Enquanto isso, 8% atribui a responsabilidade ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Veja os números detalhados:
– Governo Lula: 31%
– INSS: 14%
– Entidades que fraudaram a assinatura dos aposentados: 8%
– Governo Bolsonaro: 8%
– Aposentados que não conferiram os descontos: 1%
– Outros: 12%
– Não sabe/Não respondeu: 26%
Aumento no IOF
Por fim, a pesquisa questionou sobre o aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Metade dos entrevistados (50%) considera que o governo errou ao manter a alta do imposto para a compra de dólares. Veja os números:
– Acertou: 28%
– Errou: 50%
– Não sabe/não respondeu: 22%